SP tem exposição "Histórias Afro-Atlânticas"

As mostras acontecem no Masp e no Instituto Tomie Ohtake até 21 de outubro

por Beatriz Gouvêa sex, 06/07/2018 - 13:20

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) e o Instituto Tomie Ohtake recebem a exposição "Histórias Afro-Atlânticas" sobre as mudanças de fluxo na África, Américas, Caribe e Europa. São apresentados 450 trabalhos de 214 artistas, do século 16 a 21. As exposições acontecem até 21 de outubro.

As mostras são divididas em oito partes temáticas. No Masp é possível ver temas como Mapas e Margens, Cotidianos, Ritos e Ritmos e Retratos (no primeiro andar), Modernismos afro-atlânticos (no primeiro subsolo) e Rotas e Transes: Áfricas, Jamaica e Bahia (no segundo subsolo). Já no Tomie Ohtake, são expostos os temas Emancipações e Resistências e ativismos.

“É uma exposição que mostra aspectos importantes, não só da história brasileira, mas da história de todos esses territórios atlânticos desde o sul dos Estados Unidos, passando pelo Caribe até a América do Sul, que foram territórios e países que se transformaram de forma bastante significativa a partir da vinda forçada dos africanos escravizados para este lado do atlântico. A exposição mostra o impacto das culturas africanas nessas sociedades e o impacto da presença africana nessas culturas”, afirma o curador assistente Tomás Toledo.

Serviço:

Histórias afro-atlânticas

Data: 29 de junho a 21 de outubro de 2018

Masp - Avenida Paulista, 1578, São Paulo, SP (Metrô mais próximo – Estação Trianon Masp / Linha 3 – Verde)

Horários: terça a domingo: das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30); quinta-feira: das 10h às 20h (bilheteria até 19h30)

Ingressos: R$ 35 (entrada); R$ 17 (meia-entrada)

O Masp tem entrada gratuita às terças-feiras, durante o dia todo.

 Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima, 201 – Pinheiros, São Paulo (Metrô mais próximo – Estação Faria Lima / Linha 4 – Amarela)

De terça à domingo, das 11h às 20h

Entrada Gratuita

COMENTÁRIOS dos leitores