Top 10: artistas que fizeram sucesso com uma música só

Lista traz hits chicletes, como 'Tô Nem Aí', 'Heloísa, Mexe a Cadeira', 'Xibom Bombom' e 'Palpite'

por Paulo Uchôa sex, 06/07/2018 - 13:30
Divulgação Vinny estourou no Brasil em 1997 com o álbum 'Todomundo', o segundo da carreira Divulgação

Em tempos de plataformas digitais, emplacar uma música hoje tem suas facilidades. As redes sociais ajudam alavancar a carreira de quem almeja o estrelato, mas o risco que se tem é saber se o sucesso meteórico que foi conquistado vai continuar. O refrão chiclete e os arranjos repetitivos não precisam de tanto esforço como havia antes e pouco tempo depois da internet invadir o mundo.

O avanço da tecnologia não garante um futuro de glória sob os holofotes, e competir com as figurinhas do álbum artístico não é uma tarefa nada fácil. O LeiaJa.com escolheu algumas bandas e cantores que conseguiram alcançar a fama com apenas uma canção, apesar do talento ser colocado à prova por críticos profissionais e de fones de ouvido.

1 – As Meninas – Xibom Bombom

O final dos anos 1990 foi destacado por um grupo de garotas da Bahia. A banda As Meninas, liderada pela cantora Carla Cristina, foi responsável pelo sucesso “Xibom bombom”, aparecendo em todos os programas de televisão. A letra grudou fácil, o primeiro disco vendeu 400 mil cópias, massificou ainda mais as raízes do axé, porém a passagem no meio musical foi rápida.

2 – Luka – Tô Nem Aí

A gaúcha Luka viu sua carreira decolar em 2003 quando foi eliminada do processo seletivo do programa “Fama” um ano antes do estouro “Tô Nem Aí”. Em parceria com Latino, a música da cantora entrou para a trilha sonora de “Malhação”. Luka chegou a vender 1 milhão de cópias com o álbum “Porta aberta”, ganhando até o prêmio “Melhores do Ano” no Domingão do Faustão. O hit estacionou e é lembrado até hoje.

3 – Vanessa Rangel – Palpite

O ano era 1997. A canção de Vanessa Rangel embalava a história do casal Milena e Nando na novela “Por Amor”, personagens interpretados pelos atores Eduardo Moscovis e Carolina Ferraz. Vanessa foi considerada uma promessa da MPB, mas a carreira não deslanchou.

4 – Só no Sapatinho – Só no Sapatinho

No ambiente em que Katinguelê, Art Popular, Exaltasamba e Só Pra Contrariar dominavam o pagode, era suado entrar na concorrência. Os jovens cariocas do Só no Sapatinho, que lançaram a música com o mesmo nome da banda, voaram feito um jato. Da mesma forma que decolou, aterrissou. Liderado por Bruno, filho do ex-jogador Zico, o grupo emplacou a canção na novela “Torre de Babel”, do autor Silvio de Abreu.

5 – Braga Boys – A Bomba

A banda baiana Braga Boys entrou no mesmo caminho das colegas As Meninas. O hit dançante e sensual até que fez a cabeça de muita gente, mas não continuou explodindo no Brasil como fez no Carnaval de Salvador em 2001.

6 – P.O.Box – Papo de Jacaré

Cinco amigos de Goiânia, em Goiás, decidiram montar um grupo. No começo de 2000, a canção “Papo de Jacaré” invadiu todo o território nacional. Os músicos saíram de cena e deixaram eternizado o verão da época.

7 – Os Virgulóides – Bagulho no Bumba

A banda Os Virgulóides surgiu em 1997. Os rapazes misturavam rock e samba, só que a música a la Mamonas Assassinas teve os seus dias contados. O grupo frequentava os principais programas de TV, mas a irreverência entrou com intensidade nos bastidores do esquecimento. Os paulistas chegaram a lançar mais dois discos, porém longe do estouro que foi o hit.

8 – Vinny – Heloísa, Mexe a Cadeira

O sucesso de Vinny veio no segundo álbum “Todomundo”. O cantor até apostou em outras letras, entrando até na lista da trilha sonora do filme “Requebra”, de Xuxa. Todas as composições lançadas não tiveram o mesmo ‘boom’ que “Heloísa, Mexe a Cadeira” conquistou em 1997.

9 – MC Bin Laden – Tá Tranquilo, Tá Favorável

Há três anos, o funk do MC Bin Laden colocava todo mundo para dançar. A música foi abraçada pelo sertanejo Lucas Lucco e transformada em um clipe bem produzido. O vídeo conseguiu a marca de 47 milhões de acessos no Youtube, e depois não conseguiu o mesmo sucesso.

10 – Cogumelo Plutão – Esperando na Janela

Enquanto os gringos do Hanson faziam sucesso com o clássico pop “Save Me”, a banda Cogumelo Plutão saía do Distrito Federal para ganhar o Brasil inteiro. Em 2000, os rapazes emplacaram a música “Esperando na Janela”, em “Laços de Família”, trama assinada pelo autor Manoel Carlos, protagonizada por Vera Fisher e Reynaldo Gianecchini. O grupo só teve essa canção na boca do povo. A banda de axé music Cheiro de Amor, na época da vocalista Alinne Rosa, regravou o hit em 2006 para o disco “Tudo Mudou de Cor”.

COMENTÁRIOS dos leitores