10 coisas que você não sabia sobre o Nevermind

Célebre disco da banda Nirvana completou 27 anos consagrado como um dos álbuns mais importantes da história do rock

por Paula Brasileiro ter, 25/09/2018 - 18:51
Reprodução/Facebook Nevermind vendeu milhões e marcou gerações com o grunge do Nirvana Reprodução/Facebook

Nesta semana, os fãs do Nirvana celebraram os 27 anos de lançamento do álbum Nevermind. O icônico disco do grupo grunge de Seattle, foi seu segundo trabalho de estúdio e, lançado despretensiosamente, no dia 24 de setembro de 1991. Nevermind acabou se tornando um dos maiores clássicos de rock no mundo, ditando moda no comportamento e na playlist de diversas gerações a partir de então. Conheça algumas curiosidades sobre o álbum. 

1 - O Nirvana foi expulso da festa de lançamento de nevermind

Sim. Reforçando a fama de bagunceiros, Kurt Cobais, Kris Novoselic e Dave Grohl foram gentilmente convidados a se retirarem de sua própria festa. O trio apareceu no evento embriagado e começou uma guerra de comida em meio aos convidados. 

2 - Foi gravado com momentos de silêncio

Muito embora a confusão fosse grande em festas e nos palcos, durante as gravações, no estúdio, não acontecia o mesmo. Kurt Cobain costumava se isolar após rompantes de criatividade durante as sessões de gravação.  Nevermind foi produzido entre momentos de muita euforia e recolhimento. 

3 - A banda quase acabou após o lançamento

Nevermind chegou ao mercado fazendo tanto barulho que o Nirvana quase rompeu. Isso porque Cobain passou a pedir um valor diferente aos de seus companheiros de banda nos lucros. Kris e dave não concordaram e quase pularam do barco. 

4 - Dave Grohl era novato

Dave Grohl fez seu nome na banda Nirvana mas ele foi o quinto baterista do grupo e tinha acabado de se juntar a Kurt e Kris quando começaram as gravações de Nevermind. 

5 - Bateu o Michael Jackson

Em 1991, Michael Jackson fez muito sucesso com o álbum Dangerous, porém, a chegada de Nevermind destronou o rei do pop e conquistou o primeiro lugar na parada da Billboard daquele ano. 

6 - Vendeu mais que o esperado

E vendeu muito. A gravadora que lançou o disco esperava vender cerca de 100 mil cópias, mas foi surpreendida com mais de 30 milhões de cópias comercializadas no mundo todo. 

7 - A capa foi escolhida meio que 'por acaso'

Aliás, a capa do disco também ficou marcada na história da música mundial. A ideia original surgiu após Kurt e Dave assistirem a um documentário sobre partos na água e decidiram que a capa do álbum seria o registro de um desses momentos. Porém, tais fotos sairíam muito caras para a gravadora e o simpático bebê, filho de um amigo do fotógrafo Spencer Elden, acabou sendo o escolhido para a célebre foto. 

8 - As fotos do disco enganaram os fãs

Kurt Cobain quebrou muitas guitarras durante os shows do Nirvana, mas nas fotos para o Nevermind - em que os músicos aparecem com instrumentos embaixo d'água -, foram usados objetos cênicos que poderiam ser molhados sem prejuízo. 

9 - Vergonha do sucesso



Smells Like Teen Spirit, canção imortalizada em Nevermind, fez um sucesso estrondoso e tornou-se uma das mais conhecidas do rock mundial. Apesar disso, Kurt Cobain afirmou em diversas entrevistas que tinha vergonha da música porque as pessoas só se concentravam nela e passou a executá-la sempre tirando um sarro ou então a tirava mesmo do setlist dos shows. 

10 - Virou artigo histórico

Nevermind foi tão importante para a história da música e da sociedade contemporânea que um exemplar do álbum é guardado no arquivo do Congresso dos EUA. 

*Fotos: Reprodução/Facebook

COMENTÁRIOS dos leitores