Masterchef global ministra curso gastronômico para mães

Raul Moreira, o Gigante, que participou do quadro Jogo de Panelas, do programa de Ana Maria Braga, na Globo, falou de higiene e preparo de alimentos

qui, 27/09/2018 - 15:40

Um grupo de mães participou, em Belém, de um minicurso gastronômico com o masterchef Raul Moreira, o Gigante, que esteve no quadro Jogo de Panelas, no programa de Ana Maria Braga, da Rede Globo de Televisão. O minicurso foi na Creche Irmã Dulce, no bairro de Fátima, organizado pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à aprendizagem do TRT8 (Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região).

No minicurso, o chef orientou as mães sobre higiene, manipulação e preparo de alimentos. A qualificação permitirá às mulheres a preparação de pratos especiais para conseguir uma renda extra durante o período do Círio de Nazaré. “Muitas não sabiam como lidar com esses pontos. Isso ajuda a colaborar com a saúde delas e da família. A renda extra vai ajudar no sustento das famílias e, em consequência, melhorar a vida das crianças, um conjunto de fatores reunidos para fazer o bem e combater o trabalho infantil”, disse Raul Moreira.

O chef disse ter aprendido muito com os relatos das histórias de vida de algumas mães. “Ali estavam mães que já cozinham há muito tempo, mas estavam interessadas em aprender algo novo. Perguntavam muito, queriam saber detalhes, trocar ideias sobre temperos, enfim. Foi uma turma extremamente interessada e participativa”, afirmou Raul.

As mães cozinheiras trocaram conhecimentos sobre a arte de cozinhar. “Aprendi a usar temperos certos, a quantidade certa de tucupi e como preparar o camarão e o arroz, para que no final fique bom e gostoso”, disse Cleia Teixeira, que participou do evento.

O minicurso, que tem Raul Moreira como um de seus voluntários, é um dos cursos ofertados pelo projeto social Ninho da Coruja – Sem Trabalho Infantil, que tem o apoio da escola de Samba da Matinha. “A importância de reunirmos mães da comunidade em torno do projeto Ninho da Coruja, por meio de cursos e oficinas que temos oferecido em pareceria com a Escola de Samba da Matinha, é trazer a família para o debate e conscientização sobre o tema do trabalho infantil”, disse Vanilza Malcher, juíza do TRT8 e uma das idealizadoras do projeto.

A juíza contou que o projeto leva às crianças, adolescentes e jovens, beneficiados pelo projeto, a certeza de que as famílias também estão envolvidas nos programas sociais. “As famílias também estão engajadas nesse movimento social que visa o bem da comunidade como um todo e oferecer às mães mais uma opção de renda, para que não precisem usar seus filhos como provedores da família, antes da idade permitida por lei, oferecendo-lhes a oportunidade de estudar e se desenvolver”, afirmou Vanilza.

Por Rosiane Rodrigues. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores