Criador de "O Doutrinador" fala sobre produção do filme

Luciano Cunha, autor da HQ nacional adaptada para o cinema, concedeu entrevista via skype para o público da Geek Expo 2018, em Belém

seg, 05/11/2018 - 18:22

No sábado, 27 de outubro, durante o último dia da Geek Expo 2018 realizada no Hangar Centro de Convenções, em Belém, a equipe da Semana Em Casa, página do Facebook voltada para cinema e cultura pop formada por jovens de Belém, promoveu um bate-papo via Skype com o quadrinhista Luciano Cunha, autor de “O Doutrinador”, HQ nacional adaptada para o cinema. O filme está em exibição no circuito comercial de Belém.

“A gente entrou em contato com o Luciano através de e-mail e ele respondeu muito generosamente”, disse Matheus de Jesus, 22 anos, fundador da página Semana Em Casa.  “Nós pedimos para ele divulgar o filme, porque muitas pessoas daqui da cidade não conhecem o trabalho dele e a gente deu logo a ideia de conversar via Skype”, explicou Matheus, que também falou da importância de eventos como a Geek Expo:  “Belém necessita disso, existem poucos eventos voltados para esses jovens, esse tipo de cultura. A Geek Expo é um evento ótimo tanto para divulgação quanto para o divertimento das pessoas que gostam da cultura nerd”, concluiu.

Antes do bate-papo, que ocorreu em um dos auditórios do Hangar, foi apresentado o trailer do filme “O Doutrinador”, que conta a história de Miguel, interpretado por Kiko Pissolato, um vigilante mascarado, conhecido como Doutrinador, que faz justiça com as próprias mãos atacando políticos corruptos e empresários desonestos. Após o trailer, foi exibido um vídeo making of onde o diretor Gustavo Bonafé e o elenco comentam a produção do filme.

Por Skype, Luciano Cunha falou com as pessoas presentes no auditório e respondeu perguntas. “Em relação às influências, eu sempre costumo dizer que o Doutrinador é um caldeirão com um monte de coisas misturadas. Tem um pouco de Punisher, um pouco de Batman, de Rorscharch, de Watchmen, que é um personagem que eu adoro, V de Vingança e tem um pouco também das minhas influências de filmes, que eu adoro, como Taxi Driver, Clube da Luta. ‘O Doutrinador’ é uma mistura disso tudo com uma pitadinha do nosso tempero brasileiro”, respondeu.

Luciano também falou sobre como o sucesso do filme, que vem recebendo avaliações positivas dos críticos que já o assistiram, faz com que HQs brasileiras ganhem destaque no meio audiovisual (cinema e televisão). “Já está acontecendo um movimento do audiovisual brasileiro em olhar o quadrinho nacional, isso já é realidade, o que me deixa com muito orgulhoso de ter aberto essa porta”, disse. “Eu já tenho quatro amigos muito próximos que são quadrinhistas e que, por causa do Doutrinador, do burburinho no mercado audiovisual, já estão negociando com produtoras e com canais as adaptações de seus quadrinhos. Isso me deixa muito feliz”, concluiu.

Ao final do bate-papo, Luciano aproveitou para mostrar em primeira mão para o público a nova edição da HQ “O Doutrinador”, que irá reunir as três histórias já lançadas em um único volume com capa dura e sobrecapa e será lançada em breve. Terminado o bate-papo, a equipe da Semana Em Casa finalizou a atividade com sorteios de ingressos para assistir ao filme e pôsteres de “O Doutrinador”.

Por Felipe Pinheiro.

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores