10 vezes em que famosos foram vítimas de fake news

Casamento, paternidade, gravidez e até reforma na casa de homem que esfaqueou Jair Bolsonaro estão entre as notícias falsas que já tiveram famosos como alvo

por Paula Brasileiro sab, 10/11/2018 - 08:00

A internet está ficando a cada dia mais acessível a todos os tipos de público. Mas esta ferramenta de conhecimento e propagação de informação, quando mal usada, pode se tornar em uma indústria de notícias falsas, as famosas fake news.

A publicação e compartilhamento irresponsável de uma informação falsa pode ser extremamente perigosa não só para aqueles cujos nomes estiverem envolvidos na mentira bem como aos que consomem esse tipo de conteúdo. Que o digam os famosos, alvos fáceis para a disseminação de boatos e fake news devido a exposição de suas vidas e carreiras. Relembre algumas notícias falsas que já envolveram famosos e que repercutiram bastante nas redes sociais.

Pabblo Vittar vai ser pai

No começo de 2018, começou a circular na internet a notícia de que a cantora Pabllo Vittar, drag queen e homossexual assumida, seria papai. Pior, a informação dava conta de que Pabllo teria engravidado uma bailarina do programa do Faustão. A própria Vittar tratou de desmentir a história e tratou tudo com bom humor, revelando aos fãs ter rido muito com o boato.

 

Luciano desfaz dupla com Zezé di Camargo por causa da cunhada

Em 2011, Luciano e Zezé di Camargo brigaram e acabaram desfazendo a famosa dupla sertaneja do emblemático hit 'É o amor'. Porém, fake news sobre o motivo da dissolução da dupla surgiram e uma delas garantia que tudo teria acontecido por causa de uma briga entre Luciano e Graciele Lacerda, namorada de Zezé. Prontamente, Luciano desmentiu a notícia garantindo que seu desentendimento com o irmão nada tinha a ver com a cunhada.

Leonardo sofreu um acidente de avião

Em setembro de 2017 um avião caiu em uma praia de Maceió (AL) e uma das vítimas foi reconhecida como o cantor Leonardo. Mas o artista não estava a bordo da aeronave e sim um homem muito parecido com ele. A assessoria do cantor entrou em ação e tratou de desmentir a história.

Simone está grávida

Em maio deste ano, os fãs começaram a especular sobre uma possível gravidez da cantora Simone, que faz dupla com a irmã, Simaria. Os rumores já começavam a ganhar força quando a artista resolveu se pronunciar. Com o bom humor costumeiro, Simone explicou exatamente o que estava se passando com ela. No Instagram, ela brincou: "Gente, vocês são os melhores da vida. Vi agora alguns fãs falando: "A Simone está grávida?'". É não, bebê.. É muito sanduíche, muito macarrão, muita comida... é difícil, é comida mesmo, bebê!".

Kourtney Kardashian mentiu sobre a paternidade de seu primogênito

A irmã de Kim Kardashian, Kourtney, passou por uma 'aperto' por conta da publicação de fake news a respeito de sua família. Uma publicação americana anunciou que Scott Disick, marido da socialite na época, não seria o verdadeiro pai de Mason, primogênito do casal, e sim o modelo Michael Girgenti. Kourtney chegou a fazer um teste de DNA para acabar com a mentira e o apresentou na televisão.

Ícaro Silva está namorando com Bernardo Mendes

Em agosto de 2017, o ator Ícaro Silva resolveu prestar uma homenagem ao amigo Bernardo Mendes. Ele postou uma foto junto ao colega com a  legenda: "O amor me passou a perna e eu pensei que fosse dança". Foi o suficiente para a 'notícia' de que os dois estavam namorando pipocasse pelas redes. Pouco depois, Ícaro esclareceu os fatos dizendo que as palavras pertencem ao poeta Rômulo Pacheco, que ambos admiram e que não se preocupa com o que os outros pensam mas que não seria certo "alimentar uma mentira". O caso acabou virando uma brincadeira no Instagram de Ícaro que passou a usar a hashtag #NãoEstamosNamorando, em todas as fotos que postava acompanhado de pessoas ou até mesmo animais.

Kéfera Buchmann rompe com a mãe por motivos políticos

Muitos amigos e familiares acabaram brigando feio durante as últimas eleições para presidente do Brasil, em outubro deste ano. A atriz Kéfera Buchmann acabou entrando no bolo e até rompeu relações com a mãe deixando de segui-la nas redes sociais. Mas tudo se tratava de uma notícia falsa. As duas publicaram em suas redes sociais opiniões contrárias em relação às eleições, cada uma apoiando um candidato diferente; e após lamentar o resultado do primeiro turno, Kéfera se deparou com vários jornais e portais de notícia falando sobre a suposta briga. Ela negou tudo através de seu Instagram e garantiu que nunca brigaria com a mãe por um motivo desse.

Jennifer Aniston vai ser mamãe

Esta notícia falsa é uma das recordistas na imprensa internacional.  Em 2013, uma revista semanal dos EUA garantiu que Jennifer estaria esperando um bebê, mas a notícia foi prontamente desmentida pela assessoria da artista. A história já se repetiu tantas vezes que uma outra revista, a Elle, publicou em 2015 uma matéria em tom de brincadeira dizendo que se todos os boatos sobre gravidez de Aniston fossem reais ela já estaria grávida há mais de 10 anos.

Caetano Veloso é pedófilo

No ano de 2017 a hashtag #CaetanoPedofilo ganhou os Trending Topics do Twitter. Os internautas começaram a acusar o cantor de pedofilia por ele ter começado a se relacionar com Paula Lavigne quando ela tinha 13 anos e ele 40. Paula e Caetano já movem 23 processos contra pessoas que os difamaram e caluniaram, entre eles o ator Alexandre Frota e o grupo político Movimento Brasil Livre que foram obrigados a retirar postagens com as fake news do ar.

Fátima Bernardes reformou a casa do esfaqueador de Bolsonaro

Após o episódio em que o então candidato à presidência Jair Bolsonaro foi esfaqueado, começaram a circular notícias de que Fátima Bernardes teria dado dinheiro ao esfaqueador para que este pudesse reformar a casa. A própria apresentadora postou um vídeo em seu Instagram desmentindo a história e disse: "Toda a minha vida pública foi pautada no respeito pela vida humana, independentemente de credo, cor, gênero, ideologia. Eu nunca apoiei qualquer ato de violência. Divulgar uma notícia falsa é uma irresponsabilidade que não contribui em nada para o momento que estamos vivendo".

COMENTÁRIOS dos leitores