Cinco séries que retratam relacionamentos abusivos

'Você' e outras obras de ficção abordam tema pesado da realidade

por Lídia Dias qui, 24/01/2019 - 12:29
Divulgação O Brasil é o 5º país que mais mata mulher no mundo Divulgação

 'Você' estreou na Netflix em dezembro do ano passado e conquistou rapidamente um grande público de assinantes da streaming. A série estrelada por Penn Badgley (Gossip Girl) fala sobre relacionamento abusivo e dos perigos da superexposição na internet.

Relações abusivas têm sido um dos assuntos mais pautados na atualidade, visto que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 5º país que mais mata mulher no mundo e, grande parte dessas brasileiras foram vítimas de relacionamentos abusivos.

O LeiaJá listou séries que tratam do tema e podem servir de alerta para pessoas que estão numa relação como essa. Confira:

Você

Sem romantizar as atitudes de Joe (Penn Badgley), ‘Você’ mostra a visão do abusador sobre a vítima e suas ‘justificativas’ para cometer atrocidades ao longo da série. Uma ferramenta que auxilia o personagem a manter o controle de Beck é a internet e a exposição demasiada nas redes sociais.

 

Big Little Lies

A série mostra a vida de 3 mulheres com características totalmente diferentes. Uma delas, com a vida ‘perfeita’, filhos maravilhosos e marido ‘amoroso’. É a clássica história da esposa que mantém o casamento em cima de aparências, mas na verdades esconde as marcas das agressões por baixo das roupas.

 

Jessica Jones

A super-heroína, da Marvel Comic, tenta se desvencilhar a todo custo de ‘K’, que aparentemente é um homem maravilhoso e está perdidamente apaixonado por Jessica. Mas na verdade, é o típico abusador que tortura a mulher por meio da violência psicológica.

 

Scandal

Olivia Pope, dona de uma empresa de gerenciamento de crises e ex-assessora da Casa Branca, é uma mulher forte e inteligente. Mas, assim como várias mulheres não consegue resistir aos encantos do amado, que na série, é o Presidente dos EUA. Fitzgerald Grant é casado, mas controla Olivia e age como se ela fosse propriedade exclusiva dele e, mesmo sabendo que não é uma relação saudável, ela não consegue se libertar e sempre acaba voltando para Fitz.

 

The Handmaid's Tale

A trama é pautada em cima da submissão da mulher pós guerra civil e uma das muitas relações abusivas que a série mostra é a do Comandante Fred e da esposa. Serena, que antes era uma mulher empoderada, ajudou a ter sua liberdade roubada e agora, vive conforme as regras do marido. Além de ser usada como objeto para justificar a objetificação da mulher numa sociedade machista e patriarcal.

COMENTÁRIOS dos leitores