Cacau Novais canta a primeira-dama Ella Fitzgerald

Show “Uma noite com Ella” será nesta sexta-feira (29), na Casa do Fauno, bairro do Reduto, em Belém

sex, 29/03/2019 - 11:32
Divulgação Show de Cacau será nesta sexta-feira (29) Divulgação

A cantora Cacau Novais é a atração desta sexta-feira (29) no projeto Jazz N’ Blues do espaço de arte e gastronomia Casa do Fauno, em Belém. O show “Uma Noite com Ella” vai revisitar o repertório da diva do jazz Ella Fitzgerald. O início será às 22 horas, com ingresso a R$ 20.

Três dos mais talentosos e respeitados músicos paraenses acompanharão Cacau em seu passeio musical pelo melhor jazz cantado do século XX – o baterista José Sagica, o guitarrista Davi Amorim e o contrabaixista Príamo Brandão. “Ao longo dos anos, esses músicos vêm me acompanhando em fases diferentes da minha carreira. Já fizemos muitos trabalhos juntos. São músicos de primeiríssima qualidade, parceiros e cúmplices que me deixam absolutamente tranquila no palco”, elogia a cantora.

Cacau faz algum segredo da playlist de seu tributo a Ella Fitzgerald, mas dá pra imaginar o que ela vai interpretar na Casa do Fauno: as canções de Cole Porter e dos irmãos George e Ira Gershwin imortalizadas por Lady Ella, os clássicos de Cole Porter, as músicas inesquecíveis que a diva gravou com Louis Armstrong, a Bossa Nova made in Brazilque a cantora norte-americana tanto amou, gravou e ajudou a divulgar pelo mundo.

“Antigamente eu costumava dizer que divas como Ella eram minhas professoras. E acho que ainda são. Sempre que ouço a voz de Ella presto atenção na respiração, na agilidade com que executava as notas, na respiração, na entonação exatas e acabo tomando tudo isso como uma lição pra mim. Acho que as primeiras canções que ouvi na voz de Ella Fitzgerald foram as compostas por Cole Porter. Também sempre me encantou a interpretação que ela fazia de Gershwin, especialmente as canções da ópera ‘Porgy and Bess’”, derrete-se Cacau Novais, que, embora habituada a cantar jazz com repertório de intérpretes e compositores variados, pela primeira vez na vida vai encarar o desafio de cantar somente Ella.

Ella Fitzgerald, que em vida ganhou o epíteto de “Primeira-dama da Canção”, nasceu em 1917 e morreu em 1996, nos Estados Unidos, aos 79 anos. Sua carreira artística começou já aos 16 anos, em 1933, num programa de calouros; mas não cantando e sim apresentando um número de dança, pois sonhava ser bailarina.

Porém sua bela voz falou mais alto. Afinada, capaz de alcançar três oitavas, senhora absoluta do tempo e do ritmo, com “scat” inimitável, a voz de Ella ajudou-a até mesmo a superar o preconceito daqueles que a achavam feia para subir ao palco. Contratada pelo baterista Chick Webb como crooner de sua orquestra, ela começou a fazer sucesso – e jamais parou. Gravou com monstros sagrados do jazz como Louis Jordan, Dizzy Gillespie, Duke Ellington, Oscar Peterson, Count Basie. Seus duetos com Frank Sinatra, ainda e sempre reprisados pelos canais por assinatura especializados em música, são imortais.

Cacau Novais é cantora, arte-educadora e tem jazz na veia desde que se entende como artista. Começou a cantar na igreja, depois aperfeiçoou sua técnica estudando Canto Lírico no Conservatório Carlos Gomes. Trabalhou com  música erudita tradicional, música sacra e ópera, como integrante do coro lírico em Macbeth (2000), Romeo et Juliette (2009), La Traviata (2010) e Cavalleria Rusticana (2012), ou seja, em diferentes edições Festival de Ópera do Theatro da Paz. Apresentou-se também no Festival Internacional de Música do Pará em 2006, 2008 e 2012; atuou no musical “Ópera Profano” (2010) e nas peças “Batista” e “Acorde Margarida” (2012), de autoria de Carlos Corrêa Santos.

Na música popular, caminho sem volta para ela, Cacau Novais investe num repertório refinado e passeia por vários estilos. Participou da gravação do CD “Waldemar Inédito e Raro Henrique II” em 2005; apresentou shows  como “Sophisticated Lady” (2005) e “Toda Bossa e Recortes” (2011); participou do Projeto Sons do Brasil no Maifest Brooklin, São Paulo (2013) e também do projeto Samba e Amor e Caminhos de Fé (2013); em 2012 fez uma temporada de shows na Dinamarca, cantando música brasileira. Seu show cantando Ella Fitzgerald, na Casa do Fauno, será único. Mais um motivo para não perdê-lo. Poderá repetir-se, ou não, dependendo do rumo dos ventos e dos acontecimentos na carreira singular de Cacau Novais.

Serviço

Artista: Cacau Novais

Show: Uma noite com Ella

Local: Casa do Fauno

Endereço: Rua Aristides Lobo, 1061, Reduto, Belém

Data e hora: 29 de março de 2019, sexta-feira, 22h

Ingresso: R$ 20

Informações: (91) 98038-9110

Da assessoria do evento.

COMENTÁRIOS dos leitores