Cineasta francesa Agnès Varda morre aos 90 anos

Cineasta e fotógrafa autoditada, explorou muitas facetas de cinema e multiplicou as experiências ao longo de sua carreira, que se enquadrada em grande parte no cinema social ou politicamente engajado

sex, 29/03/2019 - 09:10
Anne-Christine POUJOULAT Agnès Varda posa com sua Palma de Ouro honorária em Cannes, em 2015 Anne-Christine POUJOULAT

A cineasta francesa da Nouvelle vague Agnès Varda faleceu nesta madrugada, aos 90 anos - anunciaram membros de sua famílie e equipe nestqa sexta à AFP.

"A diretora e artista Agnès Varda faleceu pem casa na noite de quinta-feira, 29 de março de 2019, em consequência de um câncer. Está cercada por aua família e amigos", afirmaram.

Varda, uma figura lendária, trabalhou até o fim de sua vida e no mês passado apresentou um documentário autobiográfico no Festival de Berlim.

Cineasta e fotógrafa autoditada, explorou muitas facetas de cinema e multiplicou as experiências ao longo de sua carreira, que se enquadrada em grande parte no cinema social ou politicamente engajado através de documentários ou filmes dedicados a pessoas modestas ou marginais.

Nascida em 30 de maio de 1928, Varda frequentemente usou sua própria vida como um quadro para o seu trabalho reconhecido com uma Palma de Ouro honorária em Cannes, em 2015, o que fez dela a primeira mulher a receber esta distinção.

"Seu trabalho e sua vida estão imbuídos do espírito de liberdade, a arte de ir além dos limites (...) Em suma, Varda parece ser capaz de realizar tudo o que ela quiser", indicou na ocasião o Festival de Cannes.

Entre seus filmes, destaque para "Cleo e 5 à 7" (1962), "Os Renegados" (1985), "Janela da Alma" (2001), "As Praias de Agnès" (2009) e "Varda by Agnès" (2019).

COMENTÁRIOS dos leitores