Cinemark se desculpa por exibir documentário sobre o golpe

Rede de cinemas abri salas, no último domingo (31), para o filme 1964, o Brasil entre armas e livro

por Paula Brasileiro seg, 01/04/2019 - 15:51
Reprodução/YouTube O filme fez sua pré-estréia no útimo domingo (31) Reprodução/YouTube

No último domingo (31), dia que marcou 55 anos do golpe militar brasileiro, o documentário 1964, o Brasil entre armas e livros fez sua pré-estreia em 10 cinemas da rede Cinemark. A exibição do filme, que aborda o regime militar no país, causou polêmica e inúmeras reações negativas nas redes sociais. O Cinemark até tentou se desculpar pela ação, mas sua justifica parece não ter 'colado' entre os internautas.

Em meio à discussão e até a proibição da comemoração do 31 de março, expedida pela 6 Vara Federal de Brasília - suspensa logo em seguida pela Advocacia Geral da União -, o documentário que trata do tema escolheu esse mesmo dia para sua pré-estreia nacional. A estratégia, no entanto, não foi bem sucedida por completo. Nas redes sociais, diversas pessoas criticaram a rede por abrir suas salas para a exibição de conteúdo alusivo à Ditadura Militar. 

Nesta segunda (1), a Cinemark divulgou um comunicado, em suas redes sociais, explicando que o evento aconteceu por um "erro de procedimento em função do desconhecimento prévio do seu tema" uma vez que é "uma empresa que não se envolve em questões político-partidárias". 

Nas redes sociais, os internautas reagiram. "Já achei um absurdo a rede Cinemark permitir a exibição de uma peça de propaganda fascista dw apoio ao golpe de 64. Essa desculpa então foi pior ainda, parece a Vale se lamentando pelo estouro de barragem"; "Se o Cinemark resolver exibir um filme defendendo o abuso infantil e o assassinato tudo bem, então? Vocês simplesmente lavam as mãos? Porque imagina se vocês teriam algum poder pra controlar um evento que acontece dentro do shopping, né? Tentem de novo, essa desculpa não cola"; "Todo mundo assustado com o bagulho do cinemark e eu me perguntando aqui se esse povo é bobo, ingênuo ou sei lá... O que essa galera ainda espera de grandes redes/ marcas/ corporações?";  "O evento foi divulgado como “Agenda comemorativa de 1964”, todo mundo avisou sobre o tema do evento e protestou desde que foi revelado que ia acontecer e mesmo assim a Rede Cinemark optou por prosseguir. Desconhecimento prévio é o ca***".

COMENTÁRIOS dos leitores