Pinacoteca recebe exposição 'Sopro', de Ernesto Neto

Obra do artista plástico está em cartaz até dia 15 de julho na capital paulista

por Alex Dinarte qui, 11/04/2019 - 15:24
Divulgação / Pinacoteca Divulgação / Pinacoteca

A exposição "Sopro", do artista plástico Ernesto Neto, tem encantado turistas e visitantes da Pinacoteca do Estado, no bairro da Luz, em São Paulo. Com curadoria de Jochen Volz e Valeria Piccoli, as obras interativas permitem ações diretas do público em vários ângulos de observação.

Em seu trabalho, Neto mostra uma particularidade de sua herança neoconcreta e faz com que os espectadores convivam, reflitam e mergulhem no universo de sua obra.

Na inédita "Cura Bra Cura Té", o artista reverencia a mãe indígena e a mãe africana, ambas violentadas e retiradas de suas terras pela terceira matriz que compõe a origem do povo brasileiro: a europeia. A obra convida o visitador a participar de rituais musicais, a explorar o ambiente com especiarias, como açafrão e urucum, que espalham seus aromas por todo o andar. Já em "Copulônia", uma das artes mais inspiradoras da mostra, Neto utiliza poliamida e círculos de chumbo para trazer a ideia de família, corpo coletivo e convivência simbiótica.

A obra inédita "Cura Bra Cura Té" | Foto: Divulgação / Pinacoteca

Frequentador e vizinho da Pinacoteca, pois mora no bairro do Bom Retiro, Amós Lee conta que, apesar da proximidade, tomou conhecimento da exposição por meio de sua namorada, a designer Priscila Yoo. "Ainda não conhecia o trabalho do artista e estou gostando bastante, pois as obras são feitas a mão. É possível sentir um pouco da natureza, ver as crianças brincando nas obras. E o preço acessível do ingresso também facilita."

O casal Priscila Yoo e Amós Lee interage com uma das obras na Pinacoteca | Foto: Alex Dinarte / LeiaJá SP

A paraense Andrea Bonna, que mora em São Paulo há 18 meses, já conhecia a Pinacoteca e levou a prima, Valéria Vieira, que mora no Rio de Janeiro, para conhecer o trabalho de Neto. "Uma amiga arquiteta visitou e gostou muito, então sabia que devia vir conhecer o espaço quando estivesse por aqui", conta. "O fato de poder interagir com as instalações é o que mais me chamou atenção na exposição, pois acho interessante poder tocar e sentir o material que também propõe a interação com os demais visitantes da exposição", complementa.

Serviço

Sopro - de Ernesto Neto

Pinacoteca - Praça da Luz, em São Paulo

Ingressos: R$ 10 (entrada) e R$ 5 (meia-entrada para estudantes com carteirinha)

Menores de 10 anos e maiores de 60 são isentos de pagamento

Aos sábados, a entrada da Pina é gratuita para todos

Informações: www.pinacoteca.org.br

COMENTÁRIOS dos leitores