Bando Olodum fará oficinas de performance negra em Belém

Inscrições podem ser feitas até 22 de abril, pelo Facebook. Grupo de teatro também encenará o espetáculo “Erê”, no Theatro da Paz.

qua, 17/04/2019 - 18:01

O Bando de Teatro Olodum estará pela primeira vez no Pará, neste mês de abril. O grupo vai realizar oficinas de performance negra nas áreas de Memória e Identidade, Música para Teatro e Dança e Teatro.

As oficinas são gratuitas e as pré-inscrições podem ser feitas até o dia 22 de abril, no link disponível na fanpage do grupo no Facebook (acesse aqui).

Além das oficinas, o grupo vai apresentar o espetáculo “Erê”, no Theatro da Paz, nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio, sempre às 20 horas. O ingresso será R$ 20,00, com meia-entrada para estudantes, classificação livre e recursos de acessibilidade (libras e audiodescrição). 

As quatro oficinas serão realizadas simultaneamente nos dias 29 (segunda) e 30 (terça) de abril, das 9 às 12 horas, na Casa da Linguagem, no bairro de Nazaré. Os participantes devem ir com roupas leves para a prática de exercícios corporais, entre outras atividades.

O Bando de Teatro Olodum promove oficinas desde 2002, em Salvador (Bahia) e em outros Estados brasileiros. No início de abril, o grupo esteve em Manaus (Amazonas).

“Nós intitulamos de ‘oficinas de performance negra’ pensando justamente no tipo de trabalho que o artista negro vem fazendo, com uma metodologia específica do grupo, voltada para a criação do texto, do personagem, da música e de outros elementos que irão à cena”, afirma a produtora e atriz do Bando, Valdinéia Soriano.

O projeto de realizações do Bando, tanto em Manaus quanto no Pará, faz parte do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018, uma seleção pública que tem como objetivo contemplar projetos de  circulação de espetáculos teatrais não inéditos, em  parceria do Ministério da Cultura. No último edital foram investidos R$ 15 milhões. Ao todo, foram escolhidos 57 espetáculos, representantes de todas as regiões do País, com apresentações em todos os estados.

Sobre as oficinas

Oficina de Memória e Identidade: Idealizada pela historiadora e museóloga Cássia Valle, tem por objetivo provocar uma reflexão de quem realmente é o brasileiro. Faz uma releitura da memória, abordando questões relacionadas às ancestralidades e identidades negra e indígena, nossos patrimônios culturais e históricos.

Oficina de Música para Teatro: Ministrada pelo músico Jarbas Bittencourt, é uma oficina de música voltada para o teatro. Aborda a linguagem musical como parte integrante da criação de um espetáculo teatral. Tem como público alvo atores, diretores, dramaturgos, técnicos e músicos pessoas interessadas em trilha sonora e na criação de músicas para cenas.

Oficina de Dança: Ministrada pelo Mestre Zebrinha, utilizará como fonte de pesquisa as danças de matrizes africanas, acopladas com técnicas improvisação, de dança moderna e jazz, aliadas as experimentações de linguagens inovadoras, a partir do vocabulário de movimento dos países da África Ocidental. Os participantes receberão noções de desenvolvimento corporal e danças de matriz afrobrasileiras.

Oficina de Teatro: Ministrada pelo ator Gerimias Mendes, os participantes receberão técnicas de intepretação, jogos teatrais e improvisação a partir dos métodos desenvolvidos pelo Bando de Teatro Olodum. É direcionada preferencialmente para integrantes de grupos de teatro ou dança de comunidades que tenho compromisso com a cultura negra.

Serviço

Oficinas de Performance Negra – Bando de Teatro Olodum.

 Dias: 29 e 30 de abril de 2019.

 Horário: 9 às 12h.

 Local: Casa da Linguagem – Avenida Nazaré, nº 31, bairro de Nazaré, Belém.      

 Informações: (91) 3210-2250 / 98893-6557 / 99120-7999.

 Inscrições aqui.

Por Vivianny Matos, especialmente para o LeiaJá.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores