Pavulagem carrega tradição e alegria em arrastão

Brincantes voltam às ruas de Belém no domingo (23) para mais um dia de animação junina

por Rosiane Rodrigues sex, 21/06/2019 - 10:02

Domingo tem arraial? Tem, sim senhor! O Pavulagem está nas ruas, com a alegria e o arrastão que há 32 anos embalam os corações dos paraenses e dos turistas que visitam Belém no período das festas juninas. O primeiro arrastão, no dia 16, já disse a que veio: reuniu centenas de brincantes no circuito do Teatro da Paz até a praça dos Estivadores, no centro da capital paraense. Acima, veja galeria de fotos do primeiro arrastão, domingo (16).

  Ronaldo Silva, um dos fundadores do arrastão que virou tradição cultural, destaca a alegria em participar do cortejo que, para ele, promove desenvolvimento e cultura para os paraenses. “O Arrastão do Pavulagem é uma escola sem parede. Há 32 anos um grupo de amigos se uniu para que a gente pudesse trabalhar com a valorização, a divulgação da cultura paraense, fortalecer a identidade amazônica, reconhecer que aqui as práticas culturais são práticas culturais brasileiras”, explicou Ronaldo, que também compõe as músicas da banda.

As cores das fitas que enfeitam os chapéus caem bem com a alegria que o arraial desperta no coração das famílias que participam do cortejo, que sai da praça da República, com concentração a partir de 7 horas. A chegada do cortejo na praça dos Estivadores terá festa e um grande arraial com comidas típicas, artesanatos e muita música.

O cortejo emociona os brincantes. Quem imaginaria que o “Boi Pavulagem do Teu Coração”, que começou com um pequeno grupo de compositores reunidos para enaltecer a música produzida na Amazônia, em 1987, se tornaria um cortejo que sai pelas ruas do centro da capital alegrando os paraenses?

A banda, hoje liderada por Junior Soares e Ronaldo Silva, põe qualquer um para dançar. É uma mistura de imaginário popular das festas juninas, com composições de ritmos e linguagens sonoras da Amazônia. Com oito discos lançados, a banda se prepara para o nono disco, revisitando ritmos, instrumentos e sonoridades que marcaram os mais de 30 anos de estrada.

Os arrastões do Pavulagem ocorrem em dois momentos do ano: o primeiro agora, nos festejos juninos, e os próximos no Círio de Nazaré, festividade religiosa que atrai turistas do mundo inteiro.

Neste ano, o Arraial tem apoio da Prefeitura de Belém e do Governo do Estado, que montaram um palco na praça dos Estivadores onde ocorrem apresentações culturais.

 

COMENTÁRIOS dos leitores