Festival exalta a arte e cultura do Alto José do Pinho

Pelo segundo ano, o Alto Estrelado promove oficinas, debates e shows com agremiações e artistas do bairro e de outras localidades

sab, 06/07/2019 - 10:50
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Alto Estrelado promove oficinas, debates e shows com agremiações Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Chega à segunda edição o Festival Alto Estrelado, um evento multicultural realizado no Alto José do Pinho, Zona Norte do Recife. Entre os dias 12 e 16 de julho, o festival vai oferecer rodas de diálogos, oficinas e vivências, além de apresentações artísticas, com o objetivo de valorizar e promover as agremiações tradicionais de cultura popular e de matriz africana do bairro e de outras localidades.

Para sua segunda edição, o festival escolheu o tema Um salve à Jurema Sagrada, que reverencia o culto da Jurema Sagrada, religião de matriz indígena. Para tanto, serão homenageados a Bruxa Dona Maria, uma das calungas da Nação Estrela Brilhante do Recife - que acolhe o festival e dentro de sua programação celebra seu aniversário de 113 anos -, Exu Vira-Mundo, Mestre Cangaruçu, Mestre Manoel Maior do Pé da Serra e a Mestra Paulina.

A programação mescla momentos religiosos, como a abertura, no dia 12 de julho, com um xirê de louvação e dança das calungas; com oficinas de coco, mineiro, danças e maracatu; além de rodas de diálogos sobre feminismo, empreendedorismo e desafios da mulher negra na sociedade. Já a programação artística vai de batalhas de rap à apresentações com shows de caboclinhos, maracatus, afoxés, Silvério Pessoa, Lucas dos Prazeres, Ciel Santos e MC Balaka, entre outros.

Além disso, no dia 16 de julho, será celebrado, dentro do festival, o aniversário de 113 anos da Nação de Maracatu Estrela Brilhante do Recife. Conduzido pela Rainha Marivalda, a nação centenária sediada no Alto José do Pinho, tem sido ferramenta de promoção da cultura na comunidade. A comemoração contará com convidados, como o Afoxé Afpefpe Lagbará e a Gigantes do Samba, apresentação da percussão da nação e corte de bolo.

Serviço

Festival Alto Estrelado - Ano II

12 a 16 de julho

Alto José do Pinho - Zona Norte do Recife

Gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores