Última semana para ver o "Abaporu" no MASP

O quadro, que hoje pertence a um empresário argentino, é a estrela da exposição que homenageia a pintora brasileira Tarsila do Amaral

por Alex Dinarte seg, 22/07/2019 - 18:07

Com o público estimado em 332 mil visitantes desde o mês de abril, paulistanos e turistas têm apenas até o dia 28 de julho para apreciar a exposição 'Tarsila Popular', no Museu de Arte de São Paulo, o MASP. A direção do museu informa que, para melhor atender a demanda, os horários de funcionamento na terça (23), dia em que a visitação é gratuita, e no sábado (27) foram ampliados até a meia-noite.

Considerada a mais ampla mostra da obra da pintora modernista Tarsila do Amaral (1886-1973), a exposição 'Tarsila Popular' tem 92 quadros da brasileira que teve influência dos estilos modernos da pintura europeia, como o cubismo. Em suas expressões, Tarsila procurou representar a identidade brasileira por meio de paisagens do interior, da periferia, povos indígenas, negros e personagens de lendas. Entre os destaques da mostra, estão "Abaporu" (1928), obra de Tarsila que pertence ao Malba (Museu de Arte Latino-americano de Buenos Aires) e que esteve pela última vez no Brasil em 2008, além de outros quadros marcantes da carreira da artista, como A Cuca (1924), Operários (1933) e Manacá (1927).

Além de 'Tarsila Popular', estão em cartaz no MASP as mostras 'Lina Bo Bardi: Habitat', apresentando os múltiplos talentos da arquiteta italiana que projetou a sede do MASP, o Sesc Pompeia e o Teatro Oficina, e 'Comodato MASP Landmann: têxteis pré-colombianos', com tecidos elaborados pelos povos andinos antes da invasão dos europeus.

Serviço

Exposição "Tarsila Popular" no Museu de Arte de São Paulo - MASP

Endereço: Avenida Paulista, 1578, Bela Vista, São Paulo.

Quando: até 28 de julho.

Horários: terça-feira (das 10h até 0h com entrada gratuita); quarta, quinta e domingo (das 10 às 19h); sexta (das 10h às 21h) e sábado (das 10h até 0h).

Valor dos ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

COMENTÁRIOS dos leitores