Turnê: artistas pernambucanos agitam São Paulo

Projeto 'PE Mundo Afora' reúne Zé do Estado, Fim de Feira e Adiel Luna para shows inéditos e oficinas que trazem recorte sobre a tradição da cultura de Pernambuco

qui, 25/07/2019 - 11:50
Divulgação Turnê 'PE Mundo Afora' reúne gerações da velha guarda e os novos artistas da música pernambucana Divulgação

Com uma mistura inovadora e criativa de ritmos, linguagens e gerações da música, a turnê PE Mundo Aforaleva pela primeira vez à metrópole, o que há de mais genuíno na cultura, poesia e nos ritmos pernambucanos. Formada por Zé do Estado, Fim de Feira e Adiel Luna, o projeto terá início no sábado (27), no Z Largo da Batata, em Pinheiros, com um recorte da tradição da cultura pernambucana.

O projeto também ocorre no domingo (28), no Festival de Arte de Serrinha, e no dia 1º de agosto no Sesc Piracicaba. Na sequência, a turnê pernambucana segue para Porto Alegre (RS), onde ocorrerá um show no Agulha Porto Alegre, no dia 2 de agosto, a partir das 22h. Em Belo Horizonte (MG), as apresentações estão confirmadas no dia 6 de agosto, a partir das 21h, no A Autêntica, e dia 10 no Baile Perfumado do Grande Hotel Ronaldo Fraga.

Para a estreia, os artistas prometem um show alegre e dançante, no qual ritmos como o coco, o baião, o forró, o frevo, a ciranda e o maracatu dialogam com a poesia de cordel, revelando para a todo Brasil, um Nordeste pulsante e inventivo. "A gente tá muito feliz em levar o coco, o baião, o maracatu, o forró, a literatura de cordel e o xaxado, que são os ritmos mais pulsantes do Nordeste e do Sertão, para o Brasil afora", conta Bruno Lins, vocalista da banda Fim de Feira.

O projeto reúne gerações da velha guarda e os novos artistas responsáveis pela tradição e renovação da música pernambucana. Zé Gago, da banda Zé do Estado, uma das mais antigas e tradicionais do Nordeste, acredita que o ritmo tradicional nordestino é pra todos: "O forró não tem idade, o forró levanta a gente! Vai ser um encontro muito festivo".

Além da programação no palco, haverá espaço para um intercâmbio cultural e difusão de saberes por meio das "Oficinas de Ritmos Regionais", ministradas pelos integrantes da banda Zé do Estado, e a aula "Da Pisada ao Verso", realizada pelo poeta Adiel Luna, sempre a partir das 14h30.

O projeto PE Mundo Afora também acontece com ações de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, enquanto nos shows haverá também a colaboração de um intérprete de libras. Os ingressos para os shows custam a partir de R$20 e estão à venda no site Ingresse. Mais informações sobre os shows e as oficinais (gratuitas) encontram-se disponíveis pelo telefone (81) 99172-5169.

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores