Festival gastronômico aproxima Belém de Portugal

Equipes formadas por professores e alunos de Gastronomia da UNAMA - Universidade da Amazônia recriaram pratos do livro "Arte de Cosinha", obra rara do acervo da biblioteca do Grêmio Literário Português

seg, 19/08/2019 - 17:33

Foi realizada na sexta-feira (16) a primeira etapa do Festival de Gastronomia Luso-brasileiro "Arte de Cosinha", parceria entre a Universidade da Amazônia – UNAMA, o Hotel Princesa Louçã e o Grêmio Literário e Recreativo Português. Quatro equipes, formadas por professores e alunos do curso de Gastronomia da UNAMA, apresentaram ao júri uma sopa bisque de camarão, como prato de entrada, e lombo de vaca à livrenaize, prato principal

O objetivo foi recriar receitas do livro "Arte de Cosinha", assim, com a grafia da época, de João da Matta, achado e editado pelo Grêmio Literário Português em Belém. O grupo de jurados foi composto por representantes do Hotel Princesa Louçã, personalidades da comunidade luso-brasileira, além da reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo.

Para Joel Monteiro, gerente geral do Hotel Princesa Louçã, o evento tem importância que vai além do quesito gastronômico. “Os pratos estavam maravilhosos, e o evento ajudará o Grêmio Literário Português”, contou.

O festival também destacou a importância do curso de Gastronomia para a sociedade belenense. “Estamos muito felizes. A Gastronomia da UNAMA vem mostrando o seu valor, prestigiando a cultura luso-brasileira da nossa cidade. Temos como objetivo cada vez mais colocar a Gastronomia como um curso de grande êxito, que a UNAMA vem desenvolvendo há mais de cinco anos”, ressaltou a reitora da universidade, Betânia Fidalgo.

Maria Fernanda Pinheiro, vice-cônsul de Portugal, marcou presença na degustação e falou sobre a importância da relação das instituições portuguesas com a universidade. “É uma ideia genial. O povo português e o belenense já estão muito próximos, e a comida reforça sempre uma boa amizade”, relatou.

A iniciativa ajudará na preservação da biblioteca do Grêmio Literário Português e de toda uma cultura portuguesa que formou a biblioteca. “A comunidade lusa é grande em Belém e tem tudo a ver com as raízes da nossa terra, gastronomia, festa, tudo combina com a cultura portuguesa”, assinalou Ethel Valentina Soares, restauradora e preservadora do patrimônio histórico documental e bibliográfico do Grêmio. “Esse evento reaviva a nossa tradição lusitana e, além disso, ele vai interagir com toda a comunidade belenense, que é muito importante para nós, para sabermos o que está sendo produzido e colocado para a nossa cidade”, explicou Clóvis Carneiro, empresário e administrador do Hotel Princesa Louçã.

Para Luiz Otavio Rei Monteiro, presidente do Conselho da Comunidade Luso-brasileira, o melhor foi o presunto cru frito no fogão, apresentado no prato principal. “A sopa foi maravilhosa, e a torrada da terceira professora foi magnífica, que fez a diferença tanto no prato principal quanto na sopa. E o presunto do último prato parecia que era uma folha só para ornamentar e veio dar um sabor especial. Para mim foi o grande destaque”, relatou.

A professora Giselle Arouck, uma das participantes do evento, elogiou a organização do concurso. “Foi um orgulho e uma emoção participar desse concurso. Esse tipo de competição tira a gente da zona de conforto de forma positiva, obriga o professor a se colocar em um desafio. Foi uma aventura”, disse.

A equipe vencedora dessa etapa passará para a próxima fase, um jantar magno que será realizado no Hotel Princesa Louçã, no dia 28 de agosto, a partir das 18 horas. O cozinheiro chef poderá levar 10 alunos para formar sua equipe. A última fase será realizada no dia 14 de setembro, às 19 horas, também no hotel, desta vez na beira da piscina. O vencedor do concurso ganhará uma passagem de ida e volta para Lisboa, em Portugal. E entre os 10 alunos da equipe vencedora será sorteado um final de semana no Hotel, com acompanhante.

Por Lucas Neves.

 

COMENTÁRIOS dos leitores