Após 30 anos de luta, Afoxé Alafin Oyó ganha sede própria

Grupo cultural vai se instalar em uma casa no Bairro do Carmo, em Olinda

por Paula Brasileiro qua, 23/10/2019 - 08:20
Divulgação Os próprios integrantes do Alafin estão reformando o local Divulgação

O Afoxé Alafin Oyó vai ganhar uma casa nova. Após uma luta de 30 anos em busca de uma sede própria, o grupo recebeu, por meio da Secretaria de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olinda, um espaço, localizado no bairro do Carmo, para desenvolver suas atividades. 

O local, que pertencia ao Governo de Pernambuco e foi cedido ao município de Olinda, já foi usado para abrigar o Núcleo de Segurança Comunitária e, depois, a Junta de Alistamento Militar. Agora, o imóvel será destinado para fins culturais, após autorização do prefeito da cidade, Professor Lupércio (SD). A casa, localizada na Rua do Sol, bairro do Carmo, tem cerca de 20 m² e será a nova sede do Afoxé Alafin Oyó. 

Para dar ao lugar a cara do afoxé, diretores e integrantes do grupo estão colocando a mão na massa para deixar tudo novo. Eles estão trabalhando na ampliação dos banheiros, troca de parte do telhado e renovação da pintura. Com inauguração prevista para o dia 9 de novembro, a sede social e cultural do Alafin Oyó vai abrigar a área administrativa, escola de artes marciais, local para desenvolvimento de trabalhos científicos na área de estudos afro-racial, além de ponto para ensaios e shows de grupos culturais. 

Para a festa de inauguração, estão previstos cortejo de grupos afros, blocos e orquestras de frevo - que sairão do Largo do Guadalupe até a nova sede. Também haverá, durante a solenidade, o encontro com outros grupos do cenário cultural do Carnaval de Olinda. O evento começa às 18h.

 

COMENTÁRIOS dos leitores