Bolsonaro define cota de exibição para filmes nacionais

Decreto tem como objetivo proteger o cinema nacional

por Paula Brasileiro qui, 26/12/2019 - 13:24
Pixabay A Cota de Tela vai vigorar por todo o ano de 2020 Pixabay

O presidente Jair Bolsonaro assinou, nesta semana, um decreto que estabelece a chamada Cota de Tela. A medida estabelece um número mínimo de filmes nacionais a serem exibidos pelas salas de cinema do país durante o ano. A decisão foi publicada na última terça (24), no DIário Oficial da União. 

O objetivo da Cota é proteger o cinema nacional evitando que blockbusters internacionais façam ocupações predatórias nos cinemas minimizando, ou até mesmo excluindo, o espaço para os filmes produzidos no Brasil. Segundo o decreto, uma empresa que tiver apenas uma sala será obrigada a exibir títulos nacionais durante 27 dias em 2020. 

Esse número varia de acordo com o tamanho dos complexos exibidores. Empresas que tenham a partir de 201 salas, por exemplo, deverão dedicar 57 dias de sua programação ao cinema nacional no ano que vem. O regulamento também estabelece a quantidade de títulos a serem distribuídos nesse período. A partir de 10 salas, deve ser feita a exibição de um mínimo de 15 filmes nacionais. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores