SP se organiza para o maior Carnaval de sua história

Ruas da capital paulista devem receber cerca de 15 milhões de pessoas durante a festa mais popular do país; número de bloquinhos é 38,5% maior em relação a 2019

por Alex Dinarte sex, 14/02/2020 - 18:21
Prefeitura de São Paulo Tatuagens laváveis "Não é não" serão aplicadas pelos voluntários da equipe Anjos do Carnaval Prefeitura de São Paulo

A cidade de São Paulo conta os segundos no relógio para aquele que pode ser considerado o maior Carnaval de sua história. Os blocos carnavalescos e os desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi se unem à alegria de cerca de 15 milhões de paulistanos e turistas que devem preencher as ruas paulistanas tanto nas prévias como nos festejos oficiais. De acordo com a Prefeitura da capital, serão 678 os desfiles dos chamados "bloquinhos de rua" em 468 pontos da cidade.

Para o pré-carnaval, que começa neste sábado (15) e domingo (16), a cidade estará equipada com infraestrutura para assegurar a organização e a segurança dos foliões. A Secretaria de Mobilidade e Transportes desviou 560 itinerários de ônibus para o início das comemorações, 730 para o Carnaval e 340 para o encerramento da festa.

Para os dias dos desfiles das escolas de samba (grupo especial, de acesso e desfile das campeãs) no Sambódromo, duas linhas especiais de ônibus foram criadas. O ramal 179A/10 (Metrô Tietê-Anhembi) opera nos dias 21, 22, 23, 24 e 29 de fevereiro das 17h até às 1h30 (ida) e das 5h até às 9h (volta). Já a linha 879A/10 (Metrô Barra Funda-Anhembi) circula nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro das 17h até às 1h (ida) e das 5h até às 9h (volta).

Além do videomonitoramento em tempo real com mais de 3 mil imagens das vias públicas, a segurança de quem vai pular Carnaval nas ruas de São Paulo terá auxílio de quatro drones. Outro recurso utilizado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) é o aplicativo SP+SEGURA, aplicada no combate e prevenção de agitações ou denúncias de práticas criminosas.

Durante a festa, outras medidas de segurança serão aplicadas para coibir todo e qualquer tipo de assédio. O Ônibus Lilás da Coordenação de Políticas Públicas para Mulheres ficará na Praça do Patriarca entre os dias 22 e 25 de fevereiro. No veículo, uma psicóloga e uma assistente social receberão denúncias de desacato e violência contra as mulheres. As tatuagens laváveis "Não é não", que orientam os foliões mais atrevidos, também serão aplicadas. Já a equipe voluntária Anjos do Carnaval fará abordagens próximas às Tendas de Acolhimento para falar sobre os abusos durante os festejos carnavalescos. Todas as ações terão apoio de representantes do Ministério Público e dos coordenadores municipais que atuam em políticas sociais a favor das questões LGBTI, do combate ao racismo, da juventude, da criança e do adolescente, da população em situação de rua, entre outras.

O grupo também distribuirá 5 mil pulseiras para que pais ou responsáveis identifiquem as crianças com nome, idade, nome e telefone de contato e evitem assim desaparecimentos.

A Secretaria Municipal de Saúde montará 20 postos médicos em estruturas provisórias nas localidades com grande concentração de pessoas. Cada tenda deve ter, no mínimo, 10 profissionais, sendo dois médicos, um enfermeiro e sete técnicos de enfermagem. Já a campanha Camisinha na Folia distribuirá mais de dois milhões de preservativos masculinos só no Carnaval de Rua.

Outras unidades estarão dispostas nas quadras de escolas de samba, estações de metrô e terminais de ônibus municipais. Para os casos de risco de infecção (camisinha sair, romper ou não ter sido utilizada), a Profilaxia Pós-Exposição ao vírus HIV (PEP) é uma forma de prevenção a AIDS. O tratamento deve ser iniciado em até 72h após a exposição. Os 60 serviços municipais que oferecem a PEP durante o período do Carnaval podem ser consultados pelo www.prefeitura.sp.gov.br/dstaids/pep ou pelo aplicativo TánaMão.

Segundo a Prefeitura, a expectativa é de que a ocupação das ruas e a movimentação no Sambódromo durante os dias de desfile gerem um número recorde na economia da cidade. De acordo com a pesquisa elaborada pelo Observatório do Turismo da Prefeitura de São Paulo, o Carnaval 2019 movimentou R$ 2,3 bilhões.

COMENTÁRIOS dos leitores