Covid: celebridades apoiam petição para proteger indígenas

O apelo do fotógrafo Sebastião Salgado, em forma de petição, será lançado neste domingo (3)

por Aurilene Cândida sab, 02/05/2020 - 10:50
Marcelo Camargo/Agência Brasil O Ministério Público Federal (MPF) e diversas entidades indigenistas chegaram a alertar sobre os riscos Marcelo Camargo/Agência Brasil

As comunidades indígenas da Amazônia se veem ameaçadas pela disseminação da Covid-19 na região. O Ministério Público Federal (MPF) e diversas entidades indigenistas chegaram a alertar sobre os riscos. Com o objetivo de certificar a urgência da causa, o fotógrafo Sebastião Salgado, que passou os últimos sete anos fotografando na Amazônia, tema de sua própria exposição, organizou um manifesto para que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário intervenham e evitem o extermínio indígena por conta da pandemia do novo coronavírus. 

De acordo com jornal O Globo, o apelo de Salgado, em forma de petição, será lançado neste domingo (3) com a assinatura de mais de 60 personalidades nacionais e internacionais, entre elas, nomes ligados à música, como Paul McCartney, Madonna e Chico Buarque; e ao cinema, como os atores Brad Pitt e Richard Gere, as atrizes Meryl Streep e Glenn Close, e os cineastas Oliver Stone, Pedro Almodóvar, Alfonso Cuarón e Fernando Meirelles. A lista inclui também o escritor Mario Vargas Llosa, a modelo brasileira Gisele Bündchen, o príncipe Albert de Mônaco e o cientista brasileiro Carlos Nobre.

Ainda de acordo com o site, “o manifesto alerta para a precária assistência em comunidades indígenas e para a preocupação com as consequências de um contágio em massa”.

É importante pontuar que o MPF já havia ressaltado, ao solicitar medidas imediatas de órgãos públicos, que “viroses respiratórias foram vetores do genocídio indígena em diversos momentos da história do país”.

"A situação é muito grave. Se o coronavírus chegar às comunidades indígenas, será um genocídio, porque elas não têm os mesmos anticorpos que possuímos para as doenças europeias, de brancos. A responsabilidade do Brasil será muito grande se isso ocorrer, e o país será levado às cortes internacionais por não ter tomado posição em relação a populações em perigo, julgado e condenado", afirma Salgado. 

O fotógrafo ainda acrescenta que “Fernando Meirelles produziu um curto vídeo, com cerca de 20 fotografias de índios, para ser usado nas redes sociais. Gisele Bündchen vai ajudar também a divulgar entre seus seguidores. Vamos lançar em vários países. Tenho grande esperança de que isso possa viralizar e que leve a uma real e séria preocupação nacional.”

COMENTÁRIOS dos leitores