5 filmes para entender a obra do coreano Bong Joon-ho

O diretor conquistou o público com o longa "Parasita", vencedor do Oscar de melhor filme

por Junior Coneglian seg, 11/05/2020 - 17:05

A quarentena tem servido de tempo para algumas pessoas riscarem da listinha aqueles filmes que estavam atrasados. Deixando a estética hollywoodiana um pouco de lado, esse momento pode ser propício para conhecer novas narrativas e culturas, como o cinema coreano.  O diretor Bong Joon-ho que viralizou com "Parasita", vencedor de quatro Oscar, incluindo o de melhor filme e o de melhor diretor.

Para conhecer melhor a obra de Joon-ho, o LeiaJá sugere cinco filmes do diretor coreano.

Okja (2017)

Original da Netflix, plataforma de streaming, o filme conta a história de uma criatura apelidada de ‘’super-porco’’ descoberta no Chile que passa a ter sua espécie criada em laboratório com fins mercadológicos. A obra exprime a dualidade entre os interesses e o sentimentalismo que envolve criadores de animais de diferentes culturas, neste caso específico, os do oriente.

 

Tokyo! (2008)

Colaboração dirigida e escrita por Joon-ho em parceria com Michel Gondry ("Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças") e Leos Carax, "Tokyo" conta três histórias que têm a capital japonesa como cenário. A primeira é sobre um casal que tenta se adaptar à metrópole; a segunda, sobre uma criatura misteriosa que gera sentimentos mistos na população até sua captura; e a terceira é sobre um homem que vive isolado há anos e acaba se apaixonando por uma entregadora de pizza.

 

O Hospedeiro (2006)

Candidato ao melhor filme de Joon-ho antes do lançamento de "Parasita", "O Hospedeiro" é a consolidação do nome de Bong Joon-ho no cenário internacional, marcando sua estreia em Cannes. A história segue Park Gang-du (mesmo ator que faz o pai da familia em "Parasita"), cuja filha é levada por um monstro criado a partir da poluição causada por uma indústria de produtos químicos. Gang-du e sua família, então, passam a lutar contra seus próprios medos para salvar a garota.

 

Memórias de um assassino (2003)

A trama real do filme é inspirada em um caso de 1986, quando o corpo de uma mulher foi encontrado com marcas de tortura. Considerado um dos primeiros serial killers da Coreia do Sul, que na época estava saindo de um sistema militar e caminhando para a redemocratização.

 

Cão Que Ladra Não Morde (2000)

Produção que estreou Joon-ho nos cinemas. A trama de comédia acompanha um professor em crise que está desempregado e tem sido sustentado pela esposa grávida. O timing cômico do diretor logo no seu primeiro filme já mostrava que havia um grande potencial ali. O elenco conta com Donna Bae, a Sun de "Sense8", série da Netflix.

COMENTÁRIOS dos leitores