Referências: diretores negros que você precisa conhecer

Produções audiovisuais podem ser uma ótima ferramenta para entender os mecanismos do racismo na sociedade

por Paula Brasileiro qua, 03/06/2020 - 14:49
Reprodução/Facebook Spike Lee assina grandes obras do cinema americano. Reprodução/Facebook

Na última semana, a luta contra o racismo tem pautado os debates e manifestações tanto nas redes sociais quanto fora delas. A hasthag #blacklivesmatters (vidas negras importam) tem sido amplamente compartilhada, por anônimos e famosos, chamando atenção para a causa e motivando reflexão.

O cinema também pode ser uma poderosa ferramenta na disseminação de conteúdo e informação a respeito das questões raciais. O LeiaJá preparou uma lista com algumas indicações de diretores pretos que se debruçam sobre o tema. 

NEGRUM3 - Diego Paulino

O filme versa sobre negritude em cima do movimento afrofuturista, mostrando a ida do povo negro para um lugar melhor e distante de preconceitos e injustiças.

KBELA - Yasmin Thayná

Cineasta e roteirista, Yasmin recebeu o prêmio de Melhor Curta-Metragem da Diáspora Africana da Academia Africana de Cinema pelo curta KBELA. O filme conta como é ser mulher no Brasil e se entender enquanto negra.

Cores e botas - Juliana Vicente

A pequena Joana compartilha do sonho da maioria das meninas da década de 1980: ser paquita. No entanto, a menina é negra e não encontra representatividade no meio com o qual tanto sonha. 

Faça a coisa certa - Spike Lee

O longa aborda a violência policial a partir de um caso bem parecido com o assassinato recente de George Floyd. O diretor lançou, recentemente, o curta 3 Brothers, mesclando imagens da prisão e assassinato de Floyd com cenas do clássico Faça a Coisa Certa, de 1989. 

O ódio que você semeia - George Tillman Jr.

Uma adolescente negra presencia o assassinato do melhor amigo. O assassino, um policial branco. 

Selma - Uma luta pela igualdade - Ava DuVerney

O filme que retrata a luta do ativista político Martin Luther King Jr. e seus seguidores pelos direitos civis da população negra nos Estados Unidos da América.

COMENTÁRIOS dos leitores