Prefeitura do Recife divulga novidades para o São João

Cronograma sofreu alterações por medidas de segurança, devido à pandemia do novo coronavírus

por Paulo Uchôa seg, 08/06/2020 - 16:32
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo São João do Recife alterou os planos dos festejos para a edição deste ano Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta segunda-feira (8), a Prefeitura do Recife anunciou os detalhes que irão compor as festividades juninas deste ano. Devido à pandemia do novo coronavírus, os eventos serão transmitidos por meio de lives, evitando assim qualquer tipo de aglomeração.

Visando a segurança da população, na tentativa de frear o contágio da Covid-19 na cidade, a Prefeitura organizou um esquema que promete animar as pessoas que estarão em casa cumprindo as ações de isolamento social. Homenageando os cantores Josildo Sá e Silvério Pessoa, o São João 2020 vai invadir os lares com muita música, através de duas Forróviocas, que vão circular nos principais bairros com a participação de 48 atrações. 

O carro temático percorrerá por seis noites (23, 24, 26, 27, 28 e 29), contendo shows de quatro artistas. A organização enfatizou que a cada parada do veículo um artista sobe para fazer sua performance, sob as orientações de higienização em combate ao coronavírus. Na internet, cerca de 378 apresentações serão responsáveis por animar o público que está em confinamento.

De acordo com a Prefeitura do Recife, 370 artistas irão gravar seus materiais as suas próprias casas, proporcionando assim que o espírito junino continue vivo. Oitos shows serão transmitidos no Sítio Trindade. Para este ano, as atrações terão que ser selecionadas entre os habilitados artisticamente e juridicamente para o ciclo junino do ano passado. Os cachês variam entre R$ 2,4 mil e R$ 10 mil. Lançado no último sábado (6), o edital irá disponibilizar o processo de inscrições até o próximo dia 15, no site.

Embora o agito esteja no centro de todo o projeto, a religiosidade também se fará presente este mês. O Santuário do Morro da Conceição, localizado no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, vai transmitir pela internet a Procissão dos Santos Juninos, no dia 23 de junho, véspera de São João. Contribuindo para o distanciamento social, apenas algumas pessoas irão levar até o altar as bandeiras dos respectivos santos.

Após o fim da missa, as bandeiras seguirão em cortejo até o Sítio Trindade e conduzidas pela Forróvioca. Outra novidade promovida pela prefeitura é o projeto Eu Amo Minha Janela, onde as pessoas irão poder explorar o mês junino com enfeites em suas moradias. Em alguns bairros serão disponibilizados enfeites para os moradores capricharem na decoração dos seus lares. A iniciativa, em parceria com a Ambev, vai contemplar as ruas que foram vencedoras dos concursos de enfeites entre 2013 e 2019.

Vale lembrar que no São João da capital pernambucana não será permitido comercializar fogos de artifícios e nem fogueiras, para que pessoas com problemas respiratórios não sejam afetadas, principalmente as que estão com os sintomas do coronavírus. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais da Prefeitura do Recife.

COMENTÁRIOS dos leitores