Dia Mundial do Rock: 5 mulheres que marcaram o gênero

Com talento e muita personalidade, elas fizeram história no cenário musical

por Junior Coneglian seg, 13/07/2020 - 17:29

Nesta segunda-feira (13) comemora-se oficialmente o Dia Mundial do Rock. Pensando em sua grandeza e feitos culturais, o LeiaJá separou os nomes femininos que marcaram época, seja por sua personalidade ou relevância na indústria fonográfica.

1 – Janis Joplin 

Janis Joplin (1943-1970) foi uma cantora, compositora e instrumentista estadunidense. Dona de uma carreira meteórica, foi considerada ‘’a rainha do rock’’, ‘’a maior cantora de rock dos anos 1960’’ e ‘’a maior cantora de blues e soul da sua geração’’ pela revista de música Rolling Stone. Morreu aos 27 anos. 

 

2 – Joan Jett

Joan Marie Larkin (61), conhecida como Joan Jett, foi uma famosa cantora de rock, responsável pela música "I Love Rock n' Roll" (1981), que foi regravada pela princesa do pop Britney Spears. Antes de fundar sua banda, Joan Jett and the Blackhearts, ela já tinha seu nome conhecido através da The Runaways, que ganhou cinebiografia estrelada por Kristen Stwart e Dakota Fanning. À frente de sua geração, Jett contribuiu para a popularização das calças skinny e do cabelo mullet, que até hoje dominam a cena punk underground.

 

3 – Rita Lee

Rita Lee (72) é o nome feminino da cena rock mais forte do Brasil. Rainha de sua época e de sua geração, junto a Sergio Dias e Arnaldo Baptista, formaram a banda Os Mutantes, que se sobressaiu tanto em solo nacional como no exterior por conta de sua sonoridade psicodélica.

 

4 – Avril Lavigne

Avril Lavigne (35) é uma cantora canadense que alcançou o sucesso no início dos anos 2000,  tornando-se "o rosto de uma geração que procurava fugir do efeito Britney Spears’’, como registrou um matéria da MTV. Com um estilo mais andrógino e músicas identitárias, Lavigne ia na contramão das chamadas "divas pop".

 

5 – Pitty

Priscilla Novaes Leone (42), conhecida como Pitty, é uma cantora brasileira considerada uma das melhores de seu gênero, o rock. É formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde cursou Música. A partir de 2003, passou a cantar em sua banda homônima. Foi uma das bandas de rock mais bem sucedidas no Brasil a partir da década de 2000, vendendo cerca de 5 milhões de álbuns.

COMENTÁRIOS dos leitores