Vendavais: Ave Sangria traduz em imagem conceito da banda

Primeiro clipe da história da banda estreia nesta sexta (7), no YouTube

por Paula Brasileiro sex, 07/08/2020 - 08:00
Divulgação/Flora Negri Marco Polo (à direita), conversou com o LeiaJá sobre o atual momento da Ave Sangria. Divulgação/Flora Negri

Foram 45 anos de hiato até que a Ave Sangria, ícone da música psicodélica em Pernambuco, retornasse à ativa. E eles o fizeram com vontade, em 2019, lançando o segundo álbum do grupo, Vendavais, e percorrendo alguns palcos, como os dos festivais Macuca das Artes (PE), Primavera Psicodélica (SP), Saravá e Grito da Terra (SC). 

Quis o destino, no entanto, que o pássaro voltasse a deixar os ares, paralisando suas atividades em decorrência da pandemia do novo coronavírus, que chegou em 2020. No entanto, mesmo isolada, a Ave continua a bater asas e, nesta sexta (7), lança o primeiro videoclipe de sua história. 

Para a estreia da banda no audiovisual foi escolhida a música que batizou o disco recém-lançado, Vendavais. Para Marco Polo, vocalista do grupo, a escolha além de representar o novo trabalho também tem outro significado maior. "Ela é um resumo de todo o conceito do disco que é a contestação, rejeição à mentalidades retrógradas,autoafirmação da sua vontade pessoal, amor pela liberdade, pela alegria, pela rebelião, pela revolta", disse em entrevista exclusiva ao LeiaJá

Composta no início dos anos 1970, Vendavais conversa diretamente com o contexto atual da sociedade brasileira, assim como boa parte do disco que leva seu nome e que tem a maioria de suas faixas escritas na mesma época. Para Marco Polo, a 'coincidência' tem um lado positivo e um negativo. "(É) principalmente ruim porque isso foi escrito na ditadura militar, em que a gente se posicionava radicalmente contra aquilo e infelizmente, não estamos numa ditadura, mas é muito próximo em termos de ideologia de direita e fascista.  É muito ruim viver de novo uma situação tão negativa mas por outro lado, o bom é que mostra que a gente continua com um discurso atual". 

Com a chegada da pandemia, a Ave Sangria precisou deixar os palcos, em atenção às medidas de restrição contra o coronavírus, e concentrar seus esforços de outra maneira. "Foi realmente um corte no vôo", lamenta Marco. O período tem sido aproveitado para planejar o futuro, que contará com um terceiro disco, um show acústico e, também, lives, formato inédito para o grupo. "Não fizemos ainda, talvez não (será) tocando mas conversando com o público que também é uma forma de contato".

Vendavais

O videoclipe de Vendavais chega pouco mais de um ano após o lançamento do segundo disco da Ave Sangria. Esse é o primeiro clipe oficial da banda, que contou com a direção de Pablo Polo e foi filmado no casarão do Coletivo Magiluth. 

O vídeo traz os conceitos abordados na canção, de libertação e autoafirmação, com performers dançando livremente ao som da música além dos integrantes da banda que também aparecem nas imagens. O trabalho estreia nesta sexta (7), e pode ser conferido no canal da banda no YouTube. 

Embed:

 

COMENTÁRIOS dos leitores