Momentos que marcaram os 70 anos da TV brasileira

Lista traz momentos significativos para a história do entretenimento

por Paulo Uchôa sex, 18/09/2020 - 15:03

No dia 18 de setembro de 1950, o jornalista e empresário Assis Chateaubriand inaugurava a primeira estação de TV no Brasil. A TV Tupi fez sucesso entre os telespectadores, que ficavam vidrados com os programas e as novelas. De lá para cá, muita coisa mudou. A tecnologia avançou, mas a essência de conquistar cada vez mais o público continua pulsando por trás da tela.

Hoje, diversas emissoras tentam se adequear às exigências do público. Embora os serviços de streaming tenham invadido a vida das pessoas nos últimos sete anos, os canais de TV continuam investidindo pesado em suas programações. Para celebrar os 70 anos da televisão, o LeiaJá relembra alguns momentos significativos para a história do entretenimento.

Morte da personagem Odete Roitman

Em dezembro de 1988, na véspera de Natal, o Brasil parou para ver o assassinato da vilã Odete Roitman (Beatriz Segall) na novela Vale Tudo. O capítulo 193 deixou os fãs da trama de queixo caído com o desfecho da personagem. Por mais de dez dias, muitas pessoas se questionaram: "Quem matou Odete Roitman?". Em janeiro, Leila, papel da atriz Cássia Kis, foi revelada como a responsável pelo crime da empresária da companhia aérea TCA.

Inauguração da MTV Brasil

Astrid Fontenelle foi responsável para abrir o primeiro sinal da MTV no Brasil. A emissora exibiu na sua estreia o clipe Garota de Ipanema, de Marina Lima.

Renato Aragão beija a mão do Cristo Redentor

O Jornal Nacional, em 1991, mostrou Renato Aragão se emocionando ao beijar a mão do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Acidente de Ayrton Senna

Quem assistia ao GP de San Marino, em maio de 1994, na Globo, ficou em choque com acidente de Ayrton Senna. A cena deixou os telespectadores espantados com a gravidade da colisão. Pouco tempo depois, foi noticiada a morte do piloto.

Nascimento de Sasha Meneghel

Xuxa Meneghel causou o maior rebuliço qundo anunciou no Domingão do Faustão, em 1997, que estava grávida. No ano seguinte, o Jornal Nacional noticiou o nascimento da sua filha, Sasha. A chegada da garota rendeu quase dez minutos de matéria no telejornal.

Carolina Dieckmann raspa o cabelo

A reprise de Laços de Família, no Vale a Pena Ver de Novo, está levando muitas pessoas ao passado. A novela de Manoel Carlos emocionou os telespectadores quando foi exibida pela primeira vez, principalmente na cena em que a personagem de Carolina Dickmann, Camila, raspa o cabelo em decorrência da leucemia.

Sônia Abrão e a entrevista polêmica

Sonia Abrão entrevista ao vivo Lindemberg, sequestrador de Eloá e Nayara, no programa A Tarde É Sua, da RedeTV, em 2008.

Beijo lésbico em novela do SBT

A novela Amor e Revolução, exibida no SBT entre 2011 e 2012, repercutiu com o beijo lésbico entre duas personagens. A cena em que mostra Marcela e Marina se beijando elevou a audiência do canal. Os números na época chegaram a marcar quase dez pontos.

COMENTÁRIOS dos leitores