As atrações virtuais para o Dia das Crianças

No que depender das plataformas na Internet, a diversão dos pequenos está garantida mesmo sem sair de casa

por Alex Dinarte sex, 09/10/2020 - 15:36

Para muitas famílias, o primeiro Dia das Crianças em meio à pandemia do Coronavírus será comemorado dentro de casa. Mesmo sendo forçados a deixarem a diversão de lado em locais como parques, bibliotecas e teatros devido à crise sanitária, os pequenos (e os pais) terão atrações de sobra no ambiente virtual e na televisão durante todo o fim de semana. Confira:

Música:

Banda Gatos Multicores - a maratona das transmissões ao vivo começa neste sábado (10). Em uma live que será transmitida pelo canal da banda Gatos Multicores no YouTube, o grupo musical infantil apresenta um show especial com cantigas de roda, músicas e diversão que vão envolver os pequenos e os pais. O espetáculo começa às 16h.

Shows no Especial Dia da Leitura - no sábado (10) e no domingo (11), os grupos Trii e Tiquequê apresentam shows ao vivo nos ambientes virtuais das Bibliotecas de São Paulo (BSP) e da Biblioteca do Parque Villa-Lobos (BVL). No dia 10, o Trii faz live às 15h na BSP com o show “Miudinho”. Já no dia 11, no mesmo horário, é a vez do Tiquequê com músicas e brincadeiras na BVL. Ambos os espetáculos serão transmitidos pelo Facebook nos perfis @BSPbiblioteca e @BVLbiblioteca.

Musicar - outra atração especial para os pequenos no Dia das Crianças é o Festival Musicar. Considerado o maior evento de música infantil do país, as mais de 50 atrações online e gratuitas começam neste sábado (10) e ocorrem até o dia 11 de novembro. A produção, elaborada pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), tem apresentações como shows, contação de histórias via podcast, oficinas e algumas dinâmicas voltadas para que os adultos também se divirtam. O conteúdo está acessível pelos canais de streaming Youtube e Spotify. Veja a programação aqui

Teatro:

Sesc - Com unidades abertas, mas com grande maioria das atividades suspensa, o Serviço Social do Comércio (Sesc) transmite peças teatrais pela Internet neste sábado (10) e na segunda-feira (12). No dia 10, a Fabulosa Companhia apresenta “A Linha Mágica” e, no Dia das Crianças, a Companhia do Polvo sobe no palco para a peça “Telhado de Ninguém”. As apresentações são ao meio-dia e podem ser acessados pelo perfil do Sesc no Instagram - @sescaovivo - e pelo YouTube.

Vila Sésamo – As personagens de um dos maiores sucessos da TV dos anos 1970 convidam as crianças de três a seis anos de idade a aprenderem bons hábitos ainda na primeira infância. Com uma programação voltada à orientação dos pequenos de maneira divertida, as chamadas de vídeo de Bel e Elmo acontecem de 12 a 17 de outubro, às 10h, no canal da Vila Sésamo no YouTube.

Contação de histórias: 

Brincantinho Conta Histórias - o programa do Itaú Cultural traz oito vídeos com apresentações educativas, brincadeiras, danças, músicas e contação de histórias. A série audiovisual já está no site www.itaucultural.org.br e pode ser acessado a qualquer momento.

Hora do Conto - ainda nas comemorações do Dia das Crianças, a Biblioteca Villa-Lobos (BVL) convida a atriz e escritora Marina Bastos para contar a história da Branca de Neve. A ‘Hora do Conto’ acontece no próximo dia 17 e tem início às 16h. Já no dia 31 de outubro, na mesma BVL, o Grupo Êba narra a lenda sul-africana de Mazanendaba com interpretação na língua brasileira de sinais. Para participar, é necessário fazer uma inscrição prévia no site www.bvl.org.br/inscricao. O Êba também estará no ambiente virtual das Bibliotecas de São Paulo no próximo dia 24 de outubro, às 16h, para contar a lenda do Boi Bumbá. Inscreva-se e participe: www.bsp.org.br/inscricao. As vagas para assistir às apresentações são limitadas.

Oficinas: 

Fábricas de Cultura de São Paulo – Durante o mês de outubro, as unidades Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha da Fábrica de Cultura direcionam a programação virtual para as crianças. Além de oferecer as oficinas de dança, brincadeiras e apresentações musicais, o festival ‘Pequenos Grandes Artistas’ convida atores que estrelaram produções audiovisuais infantis. O evento acontece na próxima terça-feira (14). Confira as atrações no Instagram @fabricasdeculturasn ou no site www.poiesis.org.br/maiscultura/.

Televisão: 

Cartoon Network – Para a criançada que prefere desenhos animados, os canais de TV fechada trazem programações especiais durante a Semana da Criança. Dos dias 12 a 18 de outubro, às 15h, a emissora seleciona os melhores episódios de animações como Ben 10, Ursos Sem Curso e as DC Super Hero Girls.

Disney – Já nos canais Disney Channel, Disney Junior e Disney XD, o dia 12 de outubro será todo voltado à exibição de especiais com as animações Ducktales e Phineas e Ferb, além dos filmes “Matilda” (1996) e “Hotel Transilvânia” (2012).

COMENTÁRIOS dos leitores