Upcycling e a nova realidade da moda

Técnica que reaproveita materiais foi uma das mais usadas pelas grifes na última semana de moda

por Junior Coneglian seg, 26/10/2020 - 17:34
Instagram / @carltonyaito Peças customizadas com upcycling Instagram / @carltonyaito

Diante da pandemia e de olho na sustentabilidade, a prática do upcycling, que consiste em personalizar ou costumizar uma peça que já tem sua forma definida, ganha espaço na indústria da moda.

A técnica criativa, que dá vida nova a materiais, roupas e objetos que seriam descartados, foi pauta nos desfiles e palestras das semanas de moda de Milão, Paris e Londres. A tendência esteve na apresentação de marcas como Prada, Yves Saint Laurent, Louis Vuitton e MiuMiu. "Essa é a forma genuína de se fazer moda sustentável", diz a especialista em tendências e desenvolvimento de coleção Fer Faustino.

As iniciativas que surgem de diferentes direções, como a da inglesa Burberry, que apresentou um desfile neutro, feito em carbono, e a da Stella McCartney, que lançou um manifesto com palavras-chave que servem de auxílio para os conceitos de sua grife e da indústria em geral, são exemplos claros de que as marcas relevantes estão atentas a uma forma de economia sustentável.

A responsabilidade da temporada ficou por conta da MiuMiu, que é comandada por Miuccia Prada. O desfile apresentou uma coleção intelectual e inteira de upcycling. O grupo Prada vem se empenhando em uma indústria que seja menos agressiva ao planeta, como fez com o investimento em nylon regenerado.

MiuMiu apresentou na semana passada uma linha de peças vintage das décadas de 1930 e 1970, que foram garimpadas ao redor do mundo e ganharam tratamentos da grife, com bordados, brocados e aplicações de cristais, resultando em 80 vestidos, feitos a mão. "O que a Miuccia faz, tanto na Prada quanto na MiuMiu, é dialogar com as necessidades do mundo, se atentando ao quanto suas clientes evoluem em termos políticos, sociais e intelectuais, sendo hoje, uma das principais grifes que atendem, de fato, uma moda politizada. O uso do upcycling para tal feito é genial", pontua Fer.

A técnica, que incentiva a economia de recursos, pode ser feita de forma coletiva, contando com a participação de toda equipe de uma maison e não apenas pelo designer. A upcycling é uma forma potente de narrativa, dando protagonismo para os processos criativos.

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