Governo de Pernambuco suspende o Carnaval 2021

Segundo secretário de Saúde, a suspensão foi decidida diante do aumento de casos de Covid-19

por Nathan Santos qui, 17/12/2020 - 17:20
Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo . Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo

O Governo de Pernambuco anunciou, na tarde desta quinta-feira (17), a suspensão do Carnaval 2021. O comunicado foi feito pelo secretário de Saúde do Estado, André Longo. O motivo, segundo ele, é o aumento de casos de Covid-19.

Em coletiva de imprensa no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado, no Recife, Longo detalhou números do aumento de casos graves respiratórios. "Na análise de mais uma semana epidemiológica, observamos novo crescimento nos casos de Síndrome Respitatória Aguda Grave, configurando agora quatro semanas seguidas de alta. Com 720 casos de Síndrome Respitatória Aguda Grave, um aumento de 2,5% em relação à semana epidemiológica 49 e de 9,8% em 15 dias, voltamos a patamares vistos no começo de setembro e início de outubro. Diante desses dados e pelo fato de que até meados de fevereiro não teremos a maior parte da população vacinada, o Carnaval de 2021 está suspenso em Pernambuco", declarou André Longo.

"Esta não é uma decisão fácil, é com pesar que anunciamos. Carnaval representa mais que uma festa para o povo pernambucano. Mas, no atual contexto de pandemia, não há possibilidade de realização de um acontecimento desse porte, que mobiliza multidões e é, pela sua natureza, um momento de encontro e aglomeração que, por vezes, reúne milhões de pessoas", acrescentou o secretário.

Longo demonstrou preocupação com as solicitações de leitos na central de regulação. O Estado notou que permanece uma tendência de alta, com um aumento em torno de 1%. Mais uma vez, o secretário fez um apelo para que a população siga os protocolos de segurança contra o novo coronavírus, como o uso da máscara, manutenção do distanciamento social e uso de álcool em gel.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou, nesta quinta-feira, que 1.646 novos casos de Covid-19 foram confirmados no Estado. Desses, 59 são considerados graves. Com o balanço de hoje, Pernambuco totaliza mais de 203 mil diagnósticos da doença e 9.361 mortes por Covid-19.

COMENTÁRIOS dos leitores