PE: Demora no repasse da Lei Aldir Blanc gera reclamação

Parte dos aprovados no edital em Pernambuco reclamam pela demora no repasse do auxílio

por Paula Brasileiro seg, 11/01/2021 - 11:49

A pandemia do novo coronavírus causou um grande impacto econômico no país, gerando, inclusive, desemprego. Uma das classes mais atingidas, a de profissionais da cadeia produtiva da cultura e do entretenimento, vem dependendo de auxílios emergenciais, como a Lei Aldir Blanc, para tentar reverter o prejuízo. No entanto, em Pernambuco, a demora no repasse do auxílio vem preocupando artistas.

De acordo com representantes da classe artística, o pagamento do auxílio que deveria ter sido realizado no dia 31 de dezembro ainda não foi realizado por completo. Seriam cerca de 500 profissionais de diferentes regiões de Pernambuco, aprovados no edital, que ainda não receberam os valores referentes a Aldir Blanc.

A atriz Isabela Lins, do Coletivo Som Humano, falou, em entrevista ao LeiaJá, sobre a demora no pagamento e, ainda, sobre a dificuldade em obter informações com os responsáveis pelo repasse na gestão. “Tudo já foi aprovado desde dezembro, mas a secretaria de cultura do governo do estado pagou alguns artistas e outros não. E até agora nada de pagamento, de atenção, de informação, nada só  enrolando O Governo de Pernambuco está devendo a mais de 500 artistas, e fica dizendo que já pagou ou que 30% deram a conta errada. Reitero que isso é o que ele nos diz, mas não há pendências, eles estão empurrando com a barriga”.

Em nota oficial enviada pela assessoria de comunicação, a Secretaria de Cultura do Estado afirma que há divergências em algumas informações de parte dos proponentes e que esses estão sendo notificados individualmente. Confira na íntegra. 

“A Gerência de Administração e Finanças (GAF) da Secult-PE informa que está entrando em contato com proponentes dos editais da Lei Aldir Blanc que ainda não tiveram seus pagamentos compensados. O procedimento se justifica pela identificação de um grande número de incorreções e divergências nos dados bancários dos mesmo, que tem levado a equipe da GAF a realizar uma conferência manual nesses dados em cerca de 30% das propostas apresentadas. Por esse motivo, a Secult-PE pede que os(as) proponentes fiquem atentos aos comunicados individuais que já vêm sendo feitos pela equipe”.

 

COMENTÁRIOS dos leitores