Filmes de Chaplin serão restaurados e exibidos pelo mundo

Empresas se unem para que o movimento seja uma comemoração ao centenário das obras do cineasta

por ter, 09/03/2021 - 15:06
Reprodução / First Nacional Cena do filme "O Garoto" (1921) Reprodução / First Nacional

A empresa cinematográfica francesa MK2 Productions, em parceria com a distribuidora internacional Piece Of Magic, anunciou que vai restaurar obras de Charles Chaplin (1889-1977). A ação acontece como forma de comemorar alguns títulos do cineasta que completam 100 anos, como o longa-metragem "O Garoto" (1921).

A MK2 está responsável pela restauração 4K do filme, que será exibido em meados de setembro na França. "O Garoto" mostra o icônico personagem que Chaplin deu vida, o Carlitos, um homem pobre, que veste smoking e chapéu-coco, e que tenta proteger a todo custo um garoto que foi abandonado pela mãe quando ainda era um bebê.

Já a Piece of Magic está responsável por trabalhar com uma rede de exibidores para lançar este e outros filmes em cerca de 50 países ao redor do mundo. Entre os filmes que serão restaurados, seja em 2K ou 4K, estão "Em Busca do Ouro" (1925), "O Circo" (1928), "Luzes da Cidade" (1931), "Tempos Modernos" (1936) e "O Grande Ditador" (1940).

Chaplin é considerado um dos pilares na história da sétima arte. Embora tenha dirigido e atuado em muitos filmes mudos, suas produções trazem mensagens atemporais sobre classes sociais, preconceito e cenários políticos. Em duas ocasiões, Chaplin recebeu o Oscar honorário. A primeira vez, em 1929, ano de estreia da premiação, que prestigiou o artista pela genialidade, e em 1972, quando a Academia reconheceu o trabalho dele como uma contribuição sem precedentes para o cinema.

Por Thaiza Mikaella

COMENTÁRIOS dos leitores