Dia da Cruz é celebrado nesta terça-feira

O símbolo da Cruz é visto como um instrumento de salvação para os cristãos

por Vinícius Tomei ter, 14/09/2021 - 23:17
Pixabay/Gerd Altmann Pixabay/Gerd Altmann

Nesta terça-feira (14), é celebrado o Dia da Cruz. Está data é considerada uma celebração cristã e homenageia o símbolo da Cruz como um instrumento de salvação, com o objetivo de relembrar a crucificação de Jesus e o exemplo de amor à humanidade. 

O dia pode ter diversos nomes, pois cada crença religiosa possui uma denominação própria para a celebração. Para os anglicanos e luteranos, a data é conhecida como o Santo Dia da Cruz, mas também pode ser conhecida como Festa de Exaltação da Santa Cruz ou Festa da Cruz Gloriosa. Além da celebração conter um significado próprio para cada religião, o símbolo da Cruz também possui.

Indissociável do Cristianismo, no entanto, a cruz é um dos símbolos mais antigos e amplos. Esculpida em pedra ou madeira, trabalhada em metal ou osso, trata=-se de um símbolo que pode ser encontrado em quase todas as culturas do mundo. Na Alemanha, foi encontrada uma cruz esculpida em uma estatueta de mamute de Vogelherd, estimada, com mais de 300 mil anos de existência.

O significado da Cruz, em sua totalidade, é a intersecção das duas linhas (horizontal e vertical) como a união do princípio masculino (vertical) com o feminino (horizontal). Os dois eixos representam as dimensões de tempo e espaço, matéria e espírito. Além disso, o cruzamento das linhas horizontais e verticais é a base de uma "pessoa feita de linhas" - uma representação básica do ser humano.

 

A cruz também é um símbolo de cura. Por conta de ser associada ao espírito, a cruz está ligada às curas e aos poderes miraculosos. No passado, o símbolo era usado para proteção contra enfermidades, como ataques epiléticos, ou como ferramenta de poder para repelir o sobrenatural. Hoje em dia, a cruz simboliza a medicina e a enfermagem, por meio da Cruz Vermelha.

COMENTÁRIOS dos leitores