Doação a bibliotecas públicas incentiva leitores paraenses
Casa da Linguagem, em Belém, recebe acervo com clássicos da literatura, já disponíveis para os interessados
A biblioteca Francisco Paulo Mendes, localizada na Casa da Linguagem, em Belém, recebeu no dia 13 de setembro um acervo com clássicos da literatura. Os livros doados faziam parte da coleção pessoal do professor de Letras e pesquisador Paulo Nunes, e agora estão disponíveis para todos os interessados.
O acervo oferece aos leitores obras de literatura internacional e nacional. Os exemplares estão no espaço destinado à pesquisa universitária. Entre outros autores há Miguel de Cervantes, Honorè de Balzac, William Shakespeare, Machado de Assis, Fiódor Dostoiévski e Adélia Prado.
De acordo com o professor Paulo Nunes, a ação incentiva os leitores a conhecer mais a cultura do país. "Os livros estavam trancados em casa, tristes. Eles precisavam ser acariciados por outras mãos que não são as minhas, vistos por outros olhos que não são meus. Por isso, parti para mais uma doação", afirma.
Essa não é a primeira doação feita pelo professor Paulo Nune para a Casa da Linguagem. Para ele, doar é um ato de amor e resistência. "O que me deixa feliz é que a Fundação Cultural do Pará, através da oficina Curro Velho e da Casa da Linguagem, ao aceitarem cuidar de meu pequeno acervo, acabam fazendo jus a uma tradição de valorização da literatura", afirma o professor.
Os livros foram recebidos por colaboradores do núcleo da Casa. A servidora Elaine Oliveira, da Fundação Cultural, disse que as obras contribuirão muito para a biblioteca, principalmente em um país que ainda tem um baixo nível de leitura. "Expandir o universo cultura dessas pessoas por meio da leitura educa e forma cidadãos mais críticos", destaca.
Os exemplares auxiliarão no desenvolvimento intelectual dos leitores, explica Socorro Baía, diretora da biblioteca Arthur Vianna. "É um acervo que muito contribuirá para ampliar os conhecimentos acerca da literatura e linguística para estudiosos no assunto, devido proporcionar uma visão geral do processo criativo de escritor e aprofundar o estudo da arte literária", reforça a diretora.
A doação de livros a bibliotecas públicas pode ser feita por qualquer pessoa. Basta procurar a coordenação na Casa da Linguagem e se informar sobre os documentos necessários para dar início ao processo.
Por Quezia Dias.