Relembre trabalhos memoráveis de Fernanda Montenegro

Lista destaca a colaboração da atriz no universo da arte brasileira

por Paulo Uchôa sab, 16/10/2021 - 09:00
Reprodução/Instagram/@fernandamontenegrooficial Em 1981, Fernanda Montenegro interpretou a personagem Romana no filme 'Eles Não Usam Black-tie' Reprodução/Instagram/@fernandamontenegrooficial

Arlette Pinheiro Monteiro Torres. Você não deve conhecer esse nome, mas a pessoa com certeza. É assim que Fernanda Montenegro é conhecida entre os familiares e amigos íntimos. Nascida em Campinho, no subúrbio do Rio de Janeiro, a filha de Carmen e Vitorino iniciou a carreira como locutora quando tinha apenas 15 anos, profissão que se tornou um divisor de águas em sua vida.

Se aventurando no universo do rádio, Fernanda teve o seu primeiro papel como atriz na peça Sinha Moça Chorou, desenvolvida por Cláudio Fornari. Na época, ela deu vida à Manuela. Quando tinha 23 anos, ela casou-se com o também ator Fernando Torres, em uma cerimônia realizada em São Cristovão, no Rio. O vestido usado por ela foi emprestado pela atriz Eva Todor. 

Nos anos 1950, 'Fernandona', como é chamada carinhosamente por pessoas próximas, embarcou de vez nos caminhos na arte. Ao lado do marido, ela brilhou na peça Alegres Canções nas Montanhas. Com mais de sete décadas encantando uma legião de fãs sno cinema, teatro e televisão, Fernanda Montenegro coleciona grandes personagens, dignos de muita reverência e intensidade. Para celebrar o seu aniversário de 92 anos, completados neste sábado (16), o LeiaJá destaca cinco trabalhos eternizados por Dona Fernanda.

Eles Não Usam Black-tie

Em 1981, Fernanda Montenegro arrancou elogios pela interpretação no filme Eles Não Usam Black-tie. Baseado na peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri, o longa-metragem mostrou uma entrega avassaladora da atriz. Fernanda foi dirigida no projeto por Leon Hirszman. Ela interpretou na época a personagem Romana.

Guerra dos Sexos

Fernanda Montenegro é considerada a grande dama da televisão brasileira. Na contramão que foi o drama do filme Eles Não Usam Black-tie, Fernanda levou muita gente às gargalhadas com seu papel na novela Guerra dos Sexos. Em 1983, ela se divertiu na pele da icônica Charlô. Uma das cenas inesquecíveis da atriz na trama é a do lançamento de comida com Paulo Autran. Os dois são lembrados até hoje pela atuação.

Riacho Doce

Sucesso em 1990, a minissérie Riacho Doce prendeu a atenção de muitos telespectadores. Reunindo Vera Fischer e Carlos Alberto Riccelli como protagonistas, a história ambientada em uma pequena cidade de pescadores destacou também os mistérios do papel de Fernanda Montenegro. A atriz viveu no projeto de Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzsohn a misteriosa Vó Manuela, uma mulher mística que preparava o neto Nô para assumir o seu legado.

Central do Brasil

Não se pode falar de Fernanda Montenegro e não citar sua participação em Central do Brasil. Em 1998, a atriz protagonizou no filme de Walter Saller a personagem Dora, uma mulher solitária que trabalha escrevendo cartas para analfabetos na Estação Centra do Brasil, no Rio de Janeiro. O drama brasileiro rendeu para Fernanda indicações ao Oscar e Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz.

Belíssima

Se tem uma coisa que Fernanda Montengro sabe muito fazer como atriz é deixar o público de casa babando por seu profissionalismo. Entre 2005 e 2006, os noveleiros de plantão ficaram eufóricos com a presença da atriz no elenco de Belíssima. Na obra escrita por Silvio de Abreu, Fernanda deu vida à vilã Bia Falcão. Poderosa, a empresária não media esforços para conseguir seus objetivos.

COMENTÁRIOS dos leitores