Lia de Itamaracá abre a Embaixada da Ciranda neste domingo

Montado com recursos próprios da mestra cirandeira, o espaço vai funcionar com exposições permanentes sobre sua carreira e sobre a ciranda

por Paula Brasileiro sex, 12/11/2021 - 12:12
Divulgação/Ytallo Barreto Agora, Lia procura parceiros para ajudá-la a manter a Embaixada em funcionamento. Divulgação/Ytallo Barreto

Neste domingo (14), Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco e Doutora Honoris Causa pela UFPE, abre as portas  da Embaixada da Ciranda, um equipamento cultural voltado para a salvaguarda da sua história e à da ciranda. A sala vai funcionar no Forte Orange, localizado na Ilha de Itamaracá, e contará, também, com o Memorial Guardião, em homenagem ao ilhéu Zé Amaro, além de uma loja para a venda de CDs. A inauguração começa às 16h, com roda de ciranda e sessão de autógrafos. 

O espaço tem como objetivo resguardar as memórias que envolvem a trajetória de Lia, bem como a da própria ciranda. Montada com recursos próprios da artista, a Embaixada da Ciranda vai funcionar em uma sala no Forte Orange cedida pela Prefeitura de Itamaracá e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. O projeto faz parte da requalificação do Forte, que concorre ao título de Patrimônio Imaterial da Unesco. Agora, a mestra cirandeira busca parceiros que possam ajudá-la a manter o local em atividade. 

A Embaixada da Ciranda também abrigará o Memorial Guardião, que conta a história de Zé Amaro, ilhéu que cuidou do Forte Orange durante várias décadas. Além disso, o público encontrará uma loja com venda de CD's, camisetas, canecas e dos livros que contam sobre a trajetória de Lia de Itamaracá.

Na inauguração, neste domingo (14), haverá a tradicional ciranda de Lia, com a participação de outras cirandeiras convidadas. Antes, a cantora participa de uma tarde de autógrafos do livro 'Lia de Itamaracá' acompanhada do jornalista Marcelo Henrique Andrade, autor da biografia. Os ingressos para o show de inauguração da Embaixada da Ciranda podem ser comprados por R$ 50 e R$ 25 (meia-entrada) no Sympla e na bilheteria do Forte Orange. O show será transmitido pelo canal oficial de Lia de Itamaracá no YouTube. 

COMENTÁRIOS dos leitores