Confira filmes baseados em peças da Broadway
Lista inclui quatro adaptações recentes para o cinema
No último domingo (27) foi celebrado o Dia Mundial do Teatro. Em comemoração à data, o Leia Já separou uma lista das principais adaptações do teatro para o cinema no último ano:
Amor, Sublime Amor (2021): antes de ser adaptado para o cinema, "Amor, Sublime Amor” era uma peça da Broadway em 1957. Quatro anos depois, em 1961, teve seu primeiro filme, estrelado por Richard Beymer, Natalie Wood, e Rita Moreno.
Em 2021, o longa ganhou uma nova versão dirigida por Steven Spielberg, e protagonizada por Rachel Zegler, Ansel Engort, e Ariana DeBose, que rendeu Oscar deste ano de Melhor Atriz Coadjuvante para DeBose, repetindo o feito de Rita Moreno em 1962, que também ganhou a mesma categoria, sendo a primeira atriz de origem latina a vencer o prêmio.
A trama acompanha a história de Tony (Ansel Elgort) e Maria (Rachel Zegler), dois jovens apaixonados, que pertencem a gangues rivais (os Jets e os Sharks) e precisam lutar para ficarem juntos.
Tick Tick Boom (2021): o filme conta a história de Jonathan Larson, famoso produtor e dramaturgo americano, criador de “Rent”, é baseado no musical biográfico em que Larson trata sobre a criação de sua primeira peça. Estrelado por Andrew Garfield, e dirigido por Lin-Manuel Miranda, a trama acompanha um jovem compositor/garçom que sonha em ver seus roteiros ganhando vida nos palcos. Prestes a completar 30 anos na década de 1990, ele precisa lidar com a pressão da estreia do show; e os conflitos de sua namorada Susan (Alexandra Shipp) e seu melhor amigo Michael (Robin de Jesús). O título rendeu a Andrew Garfield a indicação de Melhor Ator para o Oscar de 2022.
In The Heights (Em Um Bairro de Nova York)/(2021) - o longa é baseado na peça de mesmo nome de Lin-Manuel Miranda e acompanha a vida de uma comunidade latina que vive na periferia de Nova York, em Washington Heights. Dirigido por Jon M. Chu, é estrelado por Anthony Ramos, Melissa Barrera, Leslie Grace e Corey Hawkins.
Grande parte dos moradores do bairro decide se mudar em busca de uma vida melhor, enquanto o protagonista Usnavi (Anthony Ramos), dono da mercearia local, fica em dúvida se volta para sua terra natal, a República Dominicana ou permanece na cidade com seu grande amor Vanessa (Melissa Barrera). Vencedor do prêmio Golden Tomato Awards, do Rotten Tomatoes na categoria de “Melhor Musical”, com 94% de aprovação da crítica.
Querido Evan Hansen - Drama musical inspirado na obra de mesmo nome, criada por Benj Pasek & Justin Paul. A peça original venceu um Grammy e seis prêmios Tony. Ben Platt estrela o título na Broadway e no cinema.
Do mesmo diretor de “As Vantagens de Ser Invisível” (2012) e “Extraordinário” (2017), Stephen Chbosky, o filme conta a história do jovem ansioso Evan, que possui dificuldades de interação social. Ao se envolver em uma mentira sobre o suícídio de um colega, ele acaba se aproximando da família do falecido.
Por Maria Eduarda Veloso