Quem foi Marechal Rondon, o "Patrono das Comunicações"

Nesta quinta-feira (05) se comemora o Dia Nacional das Comunicações em homenagem ao Marechal Rondon, lembrado como o Patrono das Comunicações

por qui, 05/05/2022 - 22:51
 Foto/Reprodução: Exército Brasileiro Foto/Reprodução: Exército Brasileiro

O Dia Nacional das Comunicações é comemorado nesta quinta-feira (05). A  data é lembrada em homenagem ao nascimento do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865 -1956). Conhecido como Marechal Rondon, com sua visão humanitária e estratégica, é lembrado como um homem à frente de seu tempo. Seus ideais continuam sendo propagados por civis e militares apaixonados pelas Comunicações.

Rondon foi pioneiro no esforço da integração nacional. Levou o telégrafo aos pontos mais distantes do Brasil, conectando a Amazônia ao Rio de Janeiro, capital do país na época. O Patrono das Comunicações percorreu mais de 100 mil quilômetros durante seu período na ativa, além de iniciar a construção de linhas telegráficas, viabilizar estudos científicos, levantamentos cartográficos e atuar na defesa das populações indígenas tradicionais.

Além de todas as contribuições logísticas, 15 novos rios foram descobertos e catalogados durante as explorações fluviais do Marechal. O militar forneceu 20  mil novos exemplares de fauna para o Museu Nacional, enriquecendo-o significativamente. O resultado da pesquisa de Rondon foi compilado em um tomo de 70 volumes em relatórios sobre Biologia, Geologia, Hidrografia e outros aspectos de regiões até então remotas e desconhecidas.

O reconhecimento da vida e obra do Marechal atravessou as fronteiras do Brasil. Seu nome foi escrito com letras de ouro maciço no Livro da Sociedade de Geografia de Nova Iorque, como um explorador que descobriu profundamente as terras tropicais. Seu nome está marcado ao lado de outros imortais, como Amundsen e Pearry, descobridores dos polos Norte e Sul; e Charcot e Byrd, exploradores que chegaram mais longe na exploração em terras árticas e antárticas.

Aos 90 anos, no dia 5 de maio de 1955, Rondon recebeu as insígnias do posto de Marechal. O militar faleceu no Rio de Janeiro, em 19 de janeiro de 1956, aos 92 anos. Para o exército, sua tenacidade, dedicação e abnegação foram atributos marcantes de sua personalidade, tornando-o merecedor do título de Patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro.

Por Matheus de Maio

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores