Músico e compositor Vangelis morre aos 79 anos

Responsável por diversas trilhas cinematográficas de sucesso nos anos 1980 não teve causa da morte revelada

por qui, 19/05/2022 - 16:14
GetImages/Michael Putland GetImages/Michael Putland

Vangelis, compositor grego responsável por algumas das mais icônicas trilhas sonoras do cinema, como em Carruagem de Fogo (1981) e a renomada música de Blade Runner - O Caçador de Andróides (1982), morreu hoje (19) aos 79 anos de idade. Segundo os representantes do músico, ele estava internado em um hospital na França. A causa da morte não foi relevada.

Nascido em 1943, Evángelos Odysséas Papathanassíou alcançou o auge da fama em 1981, ao conquistar um Oscar pela trilha sonora original de Carruagens de Fogo, trilha que atingiu o topo das paradas americanas, bem como o seu álbum de origem.

Vangelis foi membro do grupo musical Aphrodite’s Child. Além de autodidata, encontrou o reconhecimento do público por seu trabalho em outros clássicos do cinema, como Rebelião em Alto-Mar (1984), Francesco - A História de São Francisco de Assis (1989), Lua de Fel (1992) e Alexandre (2004).

O primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, no Twitter, publicou uma nota lamentando a morte de Vangelis: “Vangelis Papathanassiou não está mais conosco. Para o mundo todo, essa triste notícia afirma que o mundo da música perdeu o internacional Vangelis. O protagonista do som eletrônico, do Oscar, do mito e dos grandes sucessos”, compartilhou.

Por Matheus de Maio

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores