Retorno das festas juninas movimenta os arraiais de Belém

Grupos folclóricos fazem a festa na cidade. Após dois anos sem comemoração, muita dança, alegria e tradição compõem o Arraial de Todos os Santos.

sab, 25/06/2022 - 08:15

Embed:

O Arraial de Todos os Santos é uma das mais tradicionais e importantes festas juninas do Pará. Após dois anos de restrições e com edições virtuais, por causa da pandemia, mais uma vez, o Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves - Centur é palco da festividade que conta com concursos de quadrilha, mostras de grupos parafolclóricos e apresentações de artistas regionais.

Michel Pinho, secretário da cultura de Belém e historiador, acredita que a volta das festividades juninas se mostrou promissora. "A resposta do público em relação às atividades é impressionante. Você pode ter uma resposta afetiva, em relação ao número de pessoas que tem participado das atividades e, também, tem em relação ao grau de felicidade, que se pode mensurar pelos sorrisos e a alegria que as pessoas estão fazendo e tendo no arraial junino da prefeitura", explica.

O grupo de quadrilha Igara, de Igarapé-Açu, comemorando 15 anos e o retorno das apresentações, levou ao público o resgate dos principais elementos das festas juninas. Ricardo Phillipe, marcador do grupo, afirma que, além de incluir músicas conhecidas em seu repertório, os brincantes também exibem ícones como a fogueira, o balão e o patchouli em sua apresentação.

“Os momentos mais magníficos da minha vida no São João, porque desde que eu danço quadrilha é a primeira vez que estou aqui como marcador, então olha a responsabilidade: conduzir o meu grupo, trazer uma quadrilha que vem do interior com muitas dificuldades para se apresentar no Arraial de Todos os Santos, na nossa capital Belém do Pará. Então, para mim, toda quadrilha é um espetáculo, é um dos momentos mais importantes da nossa vida e da nossa carreira no São João”, diz Ricardo.

O brincante do grupo Amor de um Mensageiro Kevin Chermont fala que é gratificante voltar às festas de São João representando os quadrilheiros que não puderam estar presentes e que desde janeiro estavam ensaiando para o espetáculo que entregaram para o público.

“O nosso trabalho pode ser considerado uma arte, porque a dança é uma arte. Todo o processo criativo que tem um tema - o nosso é 'Devaneio do Amor' - tem o figurino que precisa ser pensado em cima do tema, a coreografia que é feita em cima do tema, os passos, as músicas”, ressalta.

O grupo enfrentou diversas dificuldades para concluir todas as etapas até o momento da apresentação, como produção de roupas e transporte, mas Kevin assegura que nada disso os impediu de continuar no preparo.

Adria Nascimento, miss caipira do grupo Mensageiros do Amor, ressalta que sua trajetória no São João começou desde os 5 anos de idade e há dois anos está envolvida nas atividades do grupo. Para ela, todos os preparativos para esse momento foram muito gratificantes.

Por Amanda Martins, Lívia Ximenes e Clóvis de Senna (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores