Confira filmes que têm a mídia rádio como tema

Na semana em que se comemora o centenário do Rádio no Brasil, a equipe do LeiaJá listou produções cinematográficas que abordam o mais massivo dos meios de comunicação

por Camily Maciel seg, 05/09/2022 - 15:23
Flickr/Edissa Waldow Flickr/Edissa Waldow

 O poder da rádio tem voltado à tona com o crescimento dos podcasts, mas esse meio de comunicação de massa, que já chegou a ser unanimidade global, geralmente é associado a uma mídia de outras gerações. Na semana em que o rádio completa 100 anos no Brasil, a equipe do LeiaJá separou produções cinematográficas inspiradas em histórias reais e fictícias que mostram como a rádio é relevante em discussões fundamentais e ajudou a transformar realidades.  

Bom Dia, Vietnã (1987, Barry Levinson) - Um divertido DJ (Robin Williams) assume um programa da estação americana de rádio no Vietnã durante a guerra e, com seu humor provocativo, torna-se um alento à liberdade para os soldados ouvintes e uma dor de cabeça para o comando do exército. Disponível na Star+. 

A Estação de Rádio (2012, Nicolas Phillibert) - É um documentário sobre a Radio France, a maior da França. A emissora tem uma estrutura que chama a atenção. Mostra a rotina intensa de todos os trabalhadores, com muitas cenas filmadas dentro dos estúdios, que funcionavam 24 horas por dia e sete dias por semana. Além das entrevistas com os produtores, jornalistas e convidados, o documentário mostra várias coberturas feitas ao vivo. Disponível no YouTube.  

A Era do Rádio (1987, Woody Allen) - Semiautobiográfico, esta obra aborda os tempos áureos da rádio, entre as décadas de 1930 e 1940, sob o ponto de vista de um garoto judeu que vive com sua família em Nova Iorque, durante a Segunda Guerra Mundial. Disponível na Amazon Prime Video.  

Fale Comigo (2007, Kasi Lemmons) - Inspirado em uma história real de um ex-presidiário que cria um programa de rádio com forte impacto na comunidade efervescente cultural e politicamente dos anos 1960. Disponível no YouTube.  

Os Piratas do Rock (2009, Richard Curtis) - Este filme é uma comédia com um estilo e enredo de humor, em que tudo gira em torno do rádio. É baseado em uma história real, de quando o Rock estava vivendo seu auge no Reino Unido, na década de 1960, mas o movimento não tinha reconhecimento nas rádios do país. Por isso, um grupo de entusiastas se reuniram e criaram várias rádios pirata, com todas as transmissões sendo feitas a partir de barcos que ficavam no Mar do Norte. O sucesso foi enorme e o número de ouvintes batia a marca de 25 milhões por dia, nas transmissões que eram feitas durante as 24 horas. Disponível no YouTube.  

COMENTÁRIOS dos leitores