Conheça a história da National Geographic Magazine

Esta quinta-feira (22) marca os 134 anos da primeira publicação da revista

por Matheus de Maio qui, 22/09/2022 - 16:42
Foto/Divulgação: National Geographic Foto/Divulgação: National Geographic

Fundada no ano de 1888 nos Estados Unidos, fruto da junção de 33 pessoas interessadas na organização de uma sociedade para difundir os conhecimentos geográficos, a National Geographic Society (Sociedade Geográfica Nacional) teve como seu primeiro presidente o advogado Gardnier Greene Hubbard. Sucedido por Alexander Graham Bell, inventor da companhia telefônica Bell.

Nove meses após sua criação, foi publicada a primeira edição da The National Geographic Magazine, considerada até hoje uma das principais revistas de seu segmento. Ao ampliar os conhecimentos do público e tornar acessível os conhecimentos geográficos, a publicação busca organizar expedições de exploração em todo mundo.

A revista é conhecida mundialmente por sua moldura na cor amarela, que enquadra suas capas. Com distribuição mensal e realização esporádica de edições específicas, a revista contempla diversos temas como a história dos locais mais inóspitos da Terra, curiosidades geográficas sobre as regiões do globo, além de grandes reportagens realizadas por especialistas nas mais diversas áreas.

As fotografias ficaram conhecidas como um dos carros-chefe do periódico, com muitas delas tendo tornado-se ícones das regiões que representam, além da diversidade de etnias através do mundo.

A publicação ganhou muita notoriedade em uma das edições de 1984, que apresentava a foto clicada pelo fotógrafo norte-americano Steve McCurry, mostrando o rosto de uma jovem com olhos muito expressivos, que era refugiada do Afeganistão. A imagem entrou no panteão de registros clássicos, ao lado dos principais cliques já registrados até hoje.

No ano de 2002, após a invasão dos Estados Unidos ao Afeganistão, a revista conseguiu identificar a menina, agora adulta. Chama-se Sherbat Gula e sua história de vida foi apresentada em grande reportagem na edição de março de 2003 na National Geographic.

Nos dias de hoje, o periódico continua com publicações de revistas, além de ser ampliado para veículos audiovisuais e contar com um canal de televisão próprio.

COMENTÁRIOS dos leitores