Doutores da Alegria encerram temporada de peça no Recife

Espetáculo mistura palhaçaria e circo ao ambiente hospitalar

sex, 21/10/2022 - 18:17
Lucas Emanuel Doutores da Alegria encerram temporada de 'O Médico é o Monstro?' Lucas Emanuel

As últimas apresentações da temporada popular do espetáculo 'O Médico é O Monstro?', assinado pelos Doutores da Alegria, ocorrerão neste fim de semana. A peça terá sessões neste sábado (22), às 16h, e no domingo, às 10h e às 16h, no Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro. Os ingressos são gratuitos.

Misturando os universos da palhaçaria e do circo ao ambiente hospitalar, o projeto faz homenagem aos médicos com os quais os palhaços se depararam ao longo dos anos de atuação nos hospitais.

"Nessa trajetória, muitos médicos nos mostraram que o exercício da medicina, assim como a palhaçaria, pode ser potente e transformador, quando baseado no encontro humano entre profissional de saúde e paciente", explica Arilson Lopes, diretor da peça e coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria. O espetáculo tem direção de Arilson Lopes, com consultoria artística de Ronaldo Aguiar, e consultoria dramatúrgica de Cleyton Cabral.

Os Doutores da Alegria realizam intervenções artísticas em hospitais públicos do Recife duas vezes por semana, o ano inteiro. No dia 28 de setembro, a associação comemorou 31 anos de atuação no Brasil, sendo 19 deles no Recife. Na mesma data foi celebrado o Dia Estadual dos Doutores da Alegria, instituído pela Assembleia Legislativa de Pernambuco desde 2012.

A atuação ininterrupta é conduzida por um elenco formado por artistas profissionais, que se dedicam à pesquisa sobre a linguagem do palhaço. A experiência nas unidades de saúde inspira a criação de espetáculos, possibilitando que um público mais amplo, que não está necessariamente nos hospitais, possa ter acesso ao trabalho dos Doutores da Alegria.

O repertório do elenco pernambucano da associação inclui as peças 'Poemas Esparadrápicos' (2005), 'Dramalhaço' (2007), 'Palhaços em Conserto' (2010), 'Cenas Curtas' (2019) e 'O Médico é o Monstro?' (2019).

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores