Cine PE volta a celebrar a potência do audiovisual

No Teatro do Parque, Centro do Recife, abertura do festival contou com homenagem ao cineasta Sérgio Rezende

por Paulo Uchôa sab, 10/12/2022 - 12:45

Na noite da última sexta-feira (9), o cenário cultural de Pernambuco recebeu a magia do Cine PE. Em sua 26ª edição, o festival aportou no Teatro do Parque, área central do Recife, reafirmando a potência avassaladora da arte. Sob o comando da apresentadora Nínive Caldas, o evento celebrou o legado do cineasta Sérgio Rezende.

Recebendo o Calunga de Ouro das mãos de Luis Carlos Lacerda, o diretor carioca relembrou de sua relação com o Cine PE. "25 anos atrás começou o festival e 25 anos atrás eu cheguei aqui, nessa mesma cidade, onde eu tive uma das grandes emoções da minha vida, que foi a primeira sessão pública de 'Guerra de Canudos'", iniciou Rezende.

E completou: "Na plateia, no Cinema São Luiz, estava o grande Ariano Suassuna, e o que ele me disse foi uma das coisas que mais me tocaram durante toda minha experiência com cinema. Então, estar aqui 25 anos depois, comemorando o cinema brasileiro, que sofreu tanto nesses anos sombrios, é muito importante. Eu sou do cinema, eu sou da sala escura e eu tenho esperança que no ano que vem tudo isso volte a ter a força que merece".

Homenageado pela organização do festival, Sérgio Rezende teve o documentário 'Leila Para Sempre Diniz' exibido na programação. Co-dirigido por Mariza Leão, o projeto filmado em 1974 recupera trechos das películas mais importantes em que a atriz Leila Diniz trabalhou.

O Cine PE continua neste sábado (10), no Cinema São Luiz, já que o evento foi dividido no espaço da Rua da Aurora e no Teatro do Parque. Serão exibidos hoje à noite 'Contos de Amor e Crime', de Natali Assunção; 'Mormaço', de Carol Lima; 'Andrômeda', de Lucas Gesser; 'Alexandrina -  Um Relâmpago', de Keila Sankofa; 'O Destino da Senhora Adelaide', de Breno Alvarenga e Luiza Garcia; e 'Maria', de Guilherme Carravetta de Carli. Dentro da Mostra Competitiva de Longas-Metragens será exibido 'Aldeia Natal', de Guto Pasko. A entrada é gratuita.

COMENTÁRIOS dos leitores