Dia do Frevo tem programação especial no Recife

Desde o início da manhã, o frevo toma conta da cidade com apresentações que duram cerca de uma hora

qui, 09/02/2023 - 09:16

Nesta quinta (9), os clarins tomam conta da cidade. Para celebrar o Dia do Frevo e os dez anos de patrimonialização do ritmo, que é embaixador inequívoco da música, da cultura, da alegria e da gente pernambucana, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, espalhará várias atrações, entre clubes de boneco, blocos líricos, orquestras de frevo, troças, clubes e grupos de passista, para se apresentar em dez pontos da cidade. Além dos locais de convergência do mais pernambucano dos ritmos, o Pátio de São Pedro irá sediar o já tradicional Acerto de Marcha dos blocos líricos à noite. 

Desde o início da manhã, o frevo toma conta da cidade na Conde da Boa Vista, Praça de Casa Forte, Largo da Encruzilhada, Agamenon Magalhães, Brasília Teimosa, Marco Zero, Pátio do Livramento, Mercado de São José e Estação Central do Recife. Em cada um dos locais, grupos culturais e agremiações,  se farão representar por grupos com 4 a 20 participantes para desfilar música e passo entre transeuntes e motoristas, transformando em festa as ruas repletas de rotina. Cada apresentação vai durar, em média, uma hora.

Entre as atrações, participarão da programação: clarins e orquestras de frevo, Bloco Lírico e Banda de Pau e Corda Cordas e Retalhos, Troça Abanadores do Arruda e Grupo de Passistas Perna de Pau, Grupo de Passistas Cia Muganga, Clube de Bonecos Malaquias, Bloco Lírico Pierrot de São José, Clube de Boneco A Bela da Tarde, Bloco Lírico Compositores e Foliões, Banda de Pau e Corda Império Frevo Orquestra e Clube de Boneco Menino do Pátio. O frevo também vai pegar carona nas bicicletas do grupo Luden Cia de Dança, que vai distribuir acordes e cores, com a ação batizada de  Ciclofrevo por várias ruas da cidade.

À noite, a data é coroada com o tradicional Acerto de Marca de blocos de Pau e Corda no Pátio de São Pedro. A partir das 18h, se apresentam no local os Blocos Flor Do Eucalipto de Moreno, Flores do Capibaribe, Bloco Lírico Eu Quero Mais, Bloco Verde Linho e Bloco Lírico Pierrot De São José. 

FLASH MOB - Imortalizando e celebrando o Dia do Frevo, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife realizou, ontem (8), um flash mob em pontos estratégicos da cidade. A ação fez parte da produção de um vídeo institucional de promoção do destino às vésperas do Carnaval. A disseminação do conteúdo surge como uma festa nas redes sociais, convidando todas as pessoas a vivenciar e sentir a efervescência do ritmo que mais representa a capital pernambucana. 

A Conde da Boa Vista, o Mercado de São José, a Avenida Rio Branco e, claro, o Marco Zero foram cenários para as gravações que compreenderam uma invasão de passistas. Os cidadãos e turistas eram instigados a acionar o grupo apertando um botão que indicava para um tótem escrito FREVO. A população participou e o resultado pode ser conferido no Instagram da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife (@viva.recife e @visitrecife).

Estrela Brilhante sedia ensaio do Tumaraca - Encontro das Nações - Na sede do Maracatu Estrela Brilhante, que fica no Alto José do Pinho, os batuqueiros se reúnem para o último ensaio em comunidades do Tumaraca - Encontro de Nações, espetáculo que vai acontecer na quinta, 16 de fevereiro, e prestará tributo aos 30 anos de Manguebeat. No total, 13 nações irão reunir 700 batuqueiros em que os mestres farão uma autorregência com a participação especial de Sandra Sá, Gilmar Bola 8 e Gabi da Pele Preta, além do Coral Voz Nagô. Entre as canções do tributo, figuram clássicos imortalizados pela geração Manguebeat como Meu Maracatu Pesa uma Tonelada, Praieira, Etnia e Manguetown. O Maracatu Nação Estrela Brilhante fica na Rua Severino Bernardino Pereira (em frente ao Caldinho do Biu) e é também presidido por dona Marivalda, rainha e matriarca da Nação, além de uma das homenageadas pelo Carnaval 2023 do Recife.

Sobre o Dia do Frevo - Em sua geografia nativa, o Frevo é celebrado no dia 9 de fevereiro. Foi nesta data, nos idos de 1907, que a palavra “frevo”, corruptela de ferver, foi registrada pela primeira vez, no Jornal Pequeno, que anunciava um ensaio do Clube Empalhadores do Feitosa. O ritmo também tem data nacional, sendo celebrado, em todo o país, no dia 14 de setembro.

Patrimonialização - O frevo sagrou-se Patrimônio Cultural da Humanidade no dia 5 de dezembro de 2012, na 7ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, na sede da Unesco, em Paris. Naquela ocasião, o frevo foi a única expressão da cultura brasileira entre 35 candidaturas de todo o mundo. Mais antigo é o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, conferido ao frevo pelo Iphan em 2007, ano do seu centenário. O título foi revalidado no último mês de agosto, durante a 96ª reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan.

Confira a programação:

Marco Zero

9h30 - Bloco Lírico Pierrot de São José, Banda de Pau e Corda Cordas e Retalhos, Orquestra Metropolitan e Clube de Boneco A Bela da Tarde

Estação Central do Recife

10h30 - Império Frevo Orquestra Pernambuco, Clube de Boneco Menino do Pátio e Grupo de Passistas Perna de Pau

Ciclofaixa

9h30 – Ciclofrevo - Luden Cia de Dança

Percurso: Rua Frei Cassimiro/ Rua Tupinambás/ Rua Barros Barreto/ Avenida Agamenon Magalhães/ Avenida João de Barros/ Rua Dr. Carlos Chagas/ Rua dos Palmares/ Avenida Mário Melo/ Rua da Aurora/ Ponte Princesa Isabel/ Campo das Princesas/ Ponte Buarque de Macêdo/Avenida Rio Branco

Pátio do Livramento

12h30 – Orquestra Pernambucana, Bloco Lírico Compositores e Foliões e Grupo de Passistas Movimento Cultural

 

Pátio de São Pedro - 18h - Acerto de Marcha

- Bloco Flor Do Eucalipto De Moreno

- Bloco Flores Do Capibaribe

- Bloco Lírico Eu Quero Mais

- Bloco Verde Linho

-  Bloco Lírico Pierrot De São José 

*Da assessoria de imprensa

 

COMENTÁRIOS dos leitores