12 anos de escravidão estreia no CCBB hoje (2)

Espetáculo é adaptação do filme de 2013 que ganhou três Oscar

qui, 02/03/2023 - 17:52
Foto: Ale Catan/ Divulgação CCBB SP Foto: Ale Catan/ Divulgação CCBB SP

Nesta quinta-feira (2), ocorre a estreia da peça “12 Anos ou A Memória da Queda” no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, a partir das 19h. A obra é inspirada no livro de Solomon Northup (1808 – 1863) “Doze Anos de Escravidão”.

A trama segue um escravo liberto que, após aceitar um trabalho, é sequestrado e escravizado por 12 anos. Com direção de Onisajé e Tatiana Tiburcio, a adaptação traz uma releitura através da ótica feminina negra. O elenco é formado por David Júnior, Bruce de Araujo e Cintia Rosa.

“A partir dessa compreensão, revisitarmos a história de Solomon entendendo os pontos críticos da narrativa em relação aos avanços no discurso racial na prática no nosso dia a dia. Ainda vivemos processos de escravização de diversas formas. Processos diretos - nos interiores deste nosso país - e de formas sutis, mas muito bem compreendidas por quem os sofre nos grandes centros urbanos. É preciso revisitar essa história e reconstruí-la a partir de um olhar feminino, negro, matriarcal, poético, lírico, onírico”, diz Tiburcio. 

Idealizada por Felipe Heráclito Lima, a montagem aborda uma temática ainda recente. Lima se deparou com uma pesquisa sobre a trabalhadores em regime análogo à escravidão em fazendas de búfalo da Ilha de Marajó (PA) e percebeu que o assunto precisa ser debatido.

Os ingressos custam entre R$15 (meia-entrada) e 30 reais (inteira) e podem ser adquiridos na bilheteria do local ou no site: https://ingressos.ccbb.com.br/cidades

Serviço - Peça “12 Anos ou A Memória da Queda”

Data: 2 de março até 9 abril de 2023

Horário: Quintas e sextas às 19h, aos sábados e domingos, 17h.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil 

Endereço: Rua Álvares Penteado, número 112 – Centro Histórico de São Paulo/SP - Próximo ao metrô São Bento.

Classificação Etária: 12 anos

Ingressos online: https://ingressos.ccbb.com.br/teatro-12-anos-ou-a-memoria-da-queda__694

 

COMENTÁRIOS dos leitores