Paixão de Cristo do Recife volta ao Marco Zero

Espetáculo acontece nos dias 7, 8 e 9 de abril

por Paulo Uchôa seg, 20/03/2023 - 19:45
Lígia Buarque Paixão de Cristo do Recife volta ao Marco Zero Lígia Buarque

A Paixão de Cristo do Recife está de volta ao Marco Zero. Nos dias 7, 8 e 9 de abril, o espetáculo promete emocionar o público, já que ficou três anos longe dos palcos por conta da pandemia da Covid-19. "Contar a história de Jesus nestes nossos conturbados tempos é, antes de tudo, um ato político. Precisa ser", afirmou o diretor e roteirista do espetáculo, Carlos Carvalho.

"O espetáculo propõe a quebra do modelo e da estética eurocêntrica, branca e hegemônica, para tratar das questões de raça e gênero, ainda tão atuais e urgentes", completou Carlos, que escalou para o elenco os atores Asaías Rodrigues (Jesus) e Brenda Lígia (Maria).

Em 2021, a encenação foi transformada em filme e disponibilizada na internet. Já no ano passado, com Asaías e Brenda no projeto, a história foi contada no Teatro Luiz Mendonça.

"Viver Maria está trazendo à tona essa indignação e essa tristeza por tantas histórias de dor, abandono, violência, racismo. Se eu pudesse, dedicaria a Paixão deste ano a cada mãe preta que chora por seu filho nas periferias. Maria me ensinou e tem me dado muita força", pontuou Brenda Lígia.

De acordo com Asaías Rodrigues, conhecido também como Zaza, a emoção de estrelar a peça pela primeira vez no Marco Zero é grande: "O público não vai ao Marco Zero para se entreter, vai para rezar junto, num acontecimento teatral que está no coração de uma cidade inteira, de um estado e de um país. Esse espetáculo é arte, mas é, sobretudo, uma grande oração".

Com patrocínio da Prefeitura do Recife e Governo de Pernambuco, a 25ª edição da Paixão de Cristo tem produção geral de Paulo de Castro e Antônio Pires, figurinos assinados por Álcio Lins, iluminação de Eron Villar, que também ocupa a assistência de direção, e trilha sonora do maestro José Renato Accioly.

Serviço

25ª Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo

7, 8 e 9 de abril | 18h

Marco Zero - Bairro do Recife

Acesso gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores