Semana Manuel Bandeira chega a 11ª edição

Atividade celebra os 137 anos do poeta com uma programação diversa

sex, 14/04/2023 - 16:39
Felipe Souto Maior Com lançamento de feira de livros, Semana Manuel Bandeira chega à 11ª edição Felipe Souto Maior

Evento mais celebrado do calendário do Espaço Pasárgada, a Semana Manuel Bandeira chega à 11ª edição, com uma programação que já começa na próxima segunda-feira (17). Até o dia 20 de abril, a atividade vai celebrar a vida e obra do poeta pernambucano, tendo como grande ponto de encontro o dia 19, data de seu nascimento e da fundação do Espaço Pasárgada.

A programação deste ano engloba visitas guiadas, saraus, lançamentos de livros e uma grande novidade, que é a realização da primeira Flipasárgada. A Feira de Livros do Pasárgada vai reunir autores e poetas que estarão vendendo suas obras diretamente para o público, promovendo esse encontro em que quem produz e quem consome literatura.

"Manuel Bandeira é um dos mais influentes escritores ainda na atualidade, um dos maiores da língua portuguesa, amado e admirado por muitos. Então celebrar os 137 anos do poeta aqui, na casa dos avós, onde ele viveu dos 6 aos 10 anos, realmente é um movimento muito significativo para a cultura pernambucana e valorização da poesia brasileira", ressalta a gestora do equipamento, Marília Mendes.

A programação da Semana Manuel Bandeira inicia-se todos os dias com visitas guiadas do espaço, a partir das 9h até a tarde. A parte da noite está reservada às programações culturais, às 18h. Na segunda-feira (17) haverá o lançamento do livro infanto-juvenil A Revolução dos Contos de Fadas Vol.II., uma coletânea de contos inéditos escritos por mulheres de várias partes do Brasil, organizado por Dayvton Almeida. Já na terça-feira (18), é a vez dos poetas Túlio Velho Barreto e Paulo Marcondes Ferreira Soares, que vão lançar o livro Do Estar no Ainda.

"São haicais que foram gerados durante o isolamento social, quando estávamos no auge da pandemia. Paulo fez um poema longo, de 85 versos, e eu decidi partir dos versos dele para construir haicais. E aí ele adorou a proposta, escreveu os haicais dele e ficamos com 170 poemas guardados. Quase um ano depois, decidimos fazer o livro. A editora Patuá se encantou pelo projeto e topou publicar", explica Túlio. "Poder participar de um evento como a Semana Manuel Bandeira, e fazer esse lançamento em meio a outros autores, é realmente muito gratificante", diz ele.

É também na terça-feira que começa a Flipasárgada. A feira vai até a quinta, das 17h às 20h30. Na quarta-feira (19), dia do aniversário duplo de Manuel Bandeira e do Espaço Pasárgada, a festa será com participação dos escritores e poetas presentes na feira, além de microfone aberto para quem quiser declamar. No dia do encerramento, quinta-feira (20), Aldonez Pereira lança o livro Antologia Riquezas da Terra! Pernambuco em Verso e Prosa, a partir das 18h.

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores