Barbiecore: saiba como surgiu a estética que é tendência

Dos desfiles e tapetes vermelhos para as ruas, as peças cor de rosa trazem uma nova visão para quebrar padrões sobre feminilidade, beleza e moda

qua, 19/04/2023 - 16:46

Inspirada nos looks da boneca Barbie, a moda barbiecore tem se mostrado uma tendência cada vez mais forte no mundo fashion. Dos desfiles e tapetes vermelhos para as ruas, as peças cor de rosa trazem uma nova visão para quebrar padrões sobre feminilidade, beleza e moda. Além da estética, a tendência tem buscado ultrapassar normas do gênero e incentivado a expressarem cada um da mesma maneira. Confira a seguir, como a estética surgiu e quais são suas principais características. 

Surgimento da estética  Tudo começou com o anúncio das gravações do filme Barbie, uma produção de Greta Gerwig estrelada por Margot Robbie e Ryan Gosling. Os atores aparecem no set de gravações em 2022, com looks de cores vibrantes e vários tons de rosa, características clássicas da boneca.

As imagens circularam pela internet e, a partir disso, o estilo começou a ganhar destaque nas redes sociais e não demorou a se encaixar nos nichos de moda mais comentados no TikTok e Instagram, por exemplo. Logo depois, as marcas como Balenciaga e Valentino desenvolveram peças voltadas para essa tendência, com muitos tons de rosa. Valentino apresentou sua coleção de outono-inverno, denominada “Pink PP”, em um desfile na Paris Fashion Week. 

Principais características  - A característica principal da tendência de estilo inspirada na Barbie é o uso de peças cor de rosa, normalmente em looks monocromáticos. Os diferentes tons de rosa estão presentes nas roupas, nos calçados e nos acessórios. O pink e as cores mais vibrantes ganham destaque maior nas produções. Além do rosa em evidência, a moda barbiecore faz o uso de saias e vestidos, bem como acessórios extravagantes.

De maneira geral, as principais características do estilo são:  

*acessórios grandes;  

*peças em tom cor de rosa;  

*cores mais vibrantes, como o pink;  

*peças ou itens com detalhes metalizados;  

*saltos altos e mais grossos, estilo plataforma;  

*texturas brilhantes como o vinil, couro e o glitter. 

Outro detalhe presente nas produções inspiradas no universo Barbie são os cabelos em rabo de cavalo alto e maquiagens que trazem tons de rosa. Peças com influências retrô também se destacam, como observado nas imagens do filme “Barbie”, que será lançado em junho de 2023. 

COMENTÁRIOS dos leitores