Artista vence briga judicial por banana presa na parede

Um artista americano chamado Joe Morford havia entrado com um processo, alegando que tivera a ideia da obra nove anos antes

qua, 14/06/2023 - 14:57
Ansa "Comedian" provocou furor na feira Art Basel Miami Beach Ansa

O artista italiano Maurizio Cattelan venceu uma batalha na Justiça dos Estados Unidos sobre a propriedade intelectual de uma de suas obras mais famosas, que consiste em uma banana grudada na parede com fita adesiva.

Chamado "Comedian", o trabalho provocou furor na feira Art Basel Miami Beach em 2019, e seu certificado foi vendido na ocasião por US$ 120 mil. Mais recentemente, a obra voltou ao noticiário após um estudante sul-coreano ter comido a banana que estava exposta em um museu de Seul.

Um artista americano chamado Joe Morford havia entrado com um processo na Flórida, nos EUA, alegando que tivera a ideia da obra nove anos antes de Cattelan.

Segundo Morford, que trabalha na Califórnia, o italiano copiou uma criação chamada "Banana e Laranja", que consiste em um exemplar de cada fruta colado com fita adesiva em retângulos verdes.

Em um primeiro momento, um juiz distrital da Flórida reconheceu elementos para prosseguir com a ação, mas, nesta semana, o juiz federal de Miami Robert Scola deu ganho de causa para Cattelan.

De acordo com a sentença, "Comedian" foi criada de forma independente e é derivada de outra obra realizada pelo mesmo artista um ano antes da Art Basel para a revista New York, que exibiu uma banana atravessada por uma fita adesiva vermelha sobre um fundo branco.

Cattelan é conhecido por seu estilo irônico e questionador, e "Comedian" é interpretada como uma crítica aos excessos no mundo das artes.

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores